ProSaúde Fila Zero: São Caetano realiza mais de 5,5 mil ultrassonografias em mutirão de janeiro

Publicado em: 10/02/2023

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Em mais uma ação do Programa ProSaúde Fila Zero, a Secretaria de Saúde de São Caetano realizou em janeiro um mutirão de ultrassonografia. Foram realizados 7.006 agendamentos e 5.543 exames extras durante o mês de janeiro, no Caism, no Complexo Hospitalar de Clínicas e no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, em horários estendidos, e na Carreta da Saúde, que esteve nos bairros Fundação, Boa Vista e Santa Paula. As ações ocorreram entre 3 e 31 de janeiro.

Na Carreta, 1.705 pacientes realizaram ultrassonografia de abdome total, aparelho urinário e transvaginal. No Caism, foram 652 exames de abdome total, tireoide, aparelho urinário, mamas, pélvica ginecológica e transvaginal.

No Complexo Hospitalar e no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, 3.186 pessoas realizaram ultrassonografias de região inguinal, cervical, vascular, abdome, articulação, bolsa escrotal e testículos, partes moles, próstata, tireoide, tórax extracardíaca, aparelho urinário, mamária bilateral, pélvica ginecológica, obstetrícia, transfontanela, transvaginal.

“Mais uma ação de grande sucesso. Nossa equipe esteve empenhada em horários estendidos e tivemos resposta muito positiva com o comparecimento dos moradores nos exames. Mesmo sendo um mês de férias, nosso absenteísmo foi baixo e tivemos pouco mais de 20% de faltas”, disse a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O ProSaúde Fila Zero foi iniciado no fim de junho de 2022 e realizou várias ações com mutirões, Telemedicina e o Saúde nos Bairros, que atende as demandas represadas de cada bairro.