ProSaúde Fila Zero: São Caetano realiza mutirão para 7 mil ultrassonografias

Publicado em: 05/01/2023

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Em mais uma ação do ProSaúde Fila Zero, a Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul iniciou o ano com a realização do Mutirão de Ultrassonografia. Serão realizados 7.006 atendimentos extras durante o mês de janeiro, no Caism e no Complexo Hospitalar de Clínicas, em horários estendidos, e na Carreta da Saúde, que ficará dez dias em cada local: Parque Província de Treviso (Fundação), Avenida Presidente Kennedy (em frente ao CISE João Castaldelli) e Praça da Figueira (Boa Vista). As ações tiveram início dia 3 de janeiro.

“Em seis meses conseguimos reduzir em 73% a demanda de consultas, exames e cirurgias. Não vamos parar. Continuaremos priorizando a Saúde, ampliando os serviços e as ofertas de vagas”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.

A Carreta vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, com ultrassonografia de abdome total, aparelho urinário e transvaginal. O Caism em horário estendido de segunda a sexta-feira até 18h, com ultrassonografia de abdome total, tireoide, aparelho urinário, mamas, pelvica ginecologica e transvaginal.

E o Complexo Hospitalar, com horário estendido de segunda e quarta-feira, até 21h, e fins de semana, com ultrassonografia de região inguinal, cervical, vascular, abdome, articulação, bolsa escrotal e testículos, partes moles, próstata, tireoide, torax extracardiaca, aparelho urinário, mamária bilateral, pelvica ginecologica, obstetrica, transfontanela, transvaginal.

“As ações do ProSaúde Fila Zero têm sido uma grande ferramenta para equalizar os atendimentos em diversas especialidades e dar resolutividade às demandas necessárias. Os mutirões de consultas geraram aumento nas solicitações de exames, e a ultrassonografia foi um deles”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Reinaldo Lucas, morador do Bairro Santa Paula, foi um dos pacientes atendidos na Carreta da Saúde. “Estava aguardando ultrassom de abdome total, exame de rotina, desde setembro. Fui muito bem atendido, inclusive parabenizo toda equipe que está trabalhando. Os funcionários nos avisam quantas pessoas têm na frente e o tempo médio de espera. São todos atenciosos”, afirmou.

O Programa ProSaúde Fila Zero foi iniciado no fim de junho de 2022. Foram realizadas várias ações com mutirões, Telemedicina e o Saúde nos Bairros, que atende as demandas represadas de cada bairro.

Todos os mutirões estão sendo realizados com agendamentos, com o objetivo de zerar as filas em diversas especialidades.