Reabilitação Pulmonar da FMABC organiza curso gratuito de informática para idosos em tratamento

Publicado em: 18/11/2016

A equipe do Centro de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC ampliou neste ano os trabalhos desenvolvidos no Programa SuperAção e incluiu curso de informática na lista de atividades culturais, sociais e de lazer propostas aos pacientes. Ao todo são 15 inscritos, que duas vezes por semana participam de aulas gratuitas no Laboratório de Informática da FMABC.

Ao todo são 15 inscritos, que participam de aulas gratuitas no Laboratório de Informática da FMABC

Ao todo são 15 inscritos, que participam de aulas gratuitas no Laboratório de Informática da FMABC

“Em virtude da praticidade e da facilidade para acessar informações, o uso de computadores passou a ser parte do cotidiano das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos. Por essa razão, decidimos estender esse recurso de lazer e de participação social aos nossos pacientes, que são na grande maioria idosos e ainda não dominam essa tecnologia”, explica a terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação Pulmonar da FMABC e responsável pelo curso de informática, Juliana Oliveira, que acrescenta: “Durante as aulas, também utilizamos o computador como recurso terapêutico para desenvolver capacidades como raciocínio, coordenação motora, orientação temporal-espacial e agilidade, por exemplo”.

O curso de informática teve início em meados de fevereiro e engloba aulas sobre o sistema operacional Windows, o software Word, a navegação na internet e nas redes sociais. A modalidade de ensino integra o programa SuperAção, que busca promover a reinserção social dos pacientes através de atividades como palestras educativas, aulas de dança, grupo de coral, pilates, oficinas de artesanato com materiais recicláveis, viagens terapêuticas com aulas de surf no Guarujá e até mesmo aulas de tênis e futebol de “pebolim humano”.