Reabilitação Pulmonar organiza atividade terapêutica no Guarujá

Publicado em: 10/04/2015

O setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC organizou na manhã de sexta-feira (10 de abril) viagem ao Guarujá, no litoral paulista, para cerca de 40 pacientes em tratamento. A atividade teve tanto cunho terapêutico quanto de socialização. “Boa parte dos pacientes evita atividades simples do dia a dia, incluindo ir à praia. A falta de ar e a dificuldade em realizar tarefas corriqueiras faz com que se isolem em casa, com medo de passar mal e dar trabalho”, explica a fisioterapeuta responsável pela Reabilitação Pulmonar da FMABC, Selma Denis Squassoni, que acrescenta: “Esperamos que essa experiência tenha mostrado aos pacientes que podem sair e conviver normalmente em sociedade. Buscamos estimular para que não abandonem o tratamento e tenham cada vez mais autonomia e qualidade de vida”.

Essa foi a quarta viagem do setor ao Guarujá – as duas primeiras foram em 2012, enquanto a terceira ocorreu em março de 2014. A ação integra programa de reinserção social dos pacientes, em esforço que também reúne palestras educativas, aulas de dança, grupo de coral, pilates, oficinas de artesanato com materiais recicláveis e até mesmo aulas de tênis.

A atividade terapêutica no Guarujá não teve custos aos pacientes, que saíram do campus universitário em Santo André às 7h e retornaram às 12h30. Todos foram acompanhados pela equipe da Reabilitação Pulmonar e no Guarujá houve um professor de surf à disposição do grupo para ensinar equilíbrio e dar dicas aos pacientes interessados e em condições de praticar o esporte. Exercícios de caminhada também constaram na programação.

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Inaugurada em 2001 pela disciplina de Pneumologia, a Reabilitação Pulmonar da Medicina ABC realiza cerca de 1.000 atendimentos mensais – a grande maioria via Sistema Único de Saúde (SUS). O local é destinado principalmente a adultos e idosos portadores de bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC, asma e outras patologias pulmonares. “Temos pacientes que chegam em cadeira de rodas e depois de alguns meses de tratamento passam a vir sozinhos e andando”, cita o professor titular de Pneumologia, Dr. Elie Fiss.

De acordo com a fisioterapeuta Selma Denis Squassoni, a maioria dos pacientes atendidos no setor apresenta muito cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar. “Com o trabalho contínuo de reabilitação percebemos melhora de até 30% da força muscular, na qualidade de vida e independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor, praticam exercícios e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade”, garante a coordenadora da Reabilitação Pulmonar.

Os atendimentos na FMABC ocorrem de segunda a sexta-feira no período da manhã, em sessões de exercícios que duram uma hora. Os grupos frequentam o espaço duas ou três vezes por semana – segundo a necessidade – e têm atividades em bicicleta ergométrica, de alongamento e reeducação postural, para fortalecimento de membros superiores e inferiores, assim como palestras educativas.