Referência no Estado, Hospital Santa Cecília finaliza julho com 104 leitos em operação

Publicado em: 30/07/2021

Nos últimos 10 dias, UTI registra 50% de taxa de ocupação e ala de enfermaria 40%; unidade segue como referência para o enfrentamento à Covid-19 no Estado

 

Apenas em julho foram abertos mais 44 leitos, sendo 20 de UTI e 24 de Enfermaria

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília finalizou o mês de julho com 104 leitos em operação, todos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19. A unidade segue entre as principais referências do Estado para o enfrentamento à Covid-19. Nos últimos 10 dias a ocupação dos leitos gira em torno de 50% na UTI e 40% na ala de Enfermaria.

Em julho, o Hospital Santa Cecília colocou em operação 44 novos leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva e 24 de Enfermaria. A implantação ocorreu de forma gradativa, com a abertura em 1º de julho de uma UTI no 7º andar com 10 leitos. Até a metade do mês foram abertos mais 10 leitos de UTI no 9º andar e, dia 27 de julho, a ampliação foi concluída com mais 24 leitos de Enfermaria no 8º andar. Ao todo, a unidade passou a operar com 40 leitos de UTI e 64 de Enfermaria.

“Desde a abertura, em abril, tem sido um processo desafiador para toda a equipe. Enquanto referência estadual para tratamento da Covid-19, as equipes da unidade têm se empenhado para manter o padrão de excelência no acolhimento e atendimento de todos os pacientes. Cada alta médica simboliza uma vitória coletiva”, disse a diretora-geral do Hospital Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo.

Novas ampliações no número de leitos podem ocorrer mediante necessidade, tendo em vista o hospital ser uma das principais referências estaduais para tratamento da Covid-19.

REFERÊNCIA CONTRA COVID-19

O Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília foi inaugurado em meados de abril como Hospital de Campanha do Governo do Estado, exclusivo para o atendimento de casos de Covid-19.

Localizado na região central da Capital, o Hospital está instalado em prédio com 10 andares cedido por um ano ao Estado pela iniciativa privada, onde funcionou o Hospital Santa Cecília até 2019 – desde então, a unidade permaneceu desativada. O plano de trabalho apresentado pela Fundação do ABC foi eleito vencedor para celebração do convênio emergencial para gerenciamento da unidade, cuja publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu em 27 de março. Na mesma data, comitiva da FUABC e da Secretaria de Estado da Saúde estiveram no local para receber as chaves.

A partir de então, em apenas 15 dias o hospital recebia o primeiro paciente internado por Covid-19, às 20h04 de 11 de abril. Com alas e leitos abertos gradativamente, foram 54 dias entre o recebimento das chaves e o cumprimento integral do contrato, com a entrega de 60 leitos. Todas as equipes da Fundação do ABC estiveram envolvidas no processo e trabalharam ininterruptamente para a contratação de pessoal, revisão de todas as instalações, aquisição de insumos e medicações, reformas, compra e instalação de equipamentos, entre muitas outras ações básicas necessárias para a abertura da unidade.