Registro de ponto com reconhecimento facial e GPS será implantado em Santo André

Publicado em: 21/07/2017

Iniciativa da Central de Convênios da Fundação do ABC terá início em agosto e abrange cerca de 2.500 colaboradores em 134 postos de trabalho

 

Maior unidade da Fundação do ABC, a Central de Convênios implantará em agosto sistema de registro de ponto com reconhecimento facial e localização via GPS para cerca de 2.500 colaboradores, que atuam em 134 postos de trabalho em Santo André. A ferramenta substituirá as antigas folhas de assinatura de ponto e permitirá que a Diretoria de Recursos Humanos (RH) consolide todos apontamentos do mês em apenas 2 dias. Hoje o processo manual leva, em média, 20 dias.

Ana Paula Barros de Queiroz e Danilo Mucinato, da Diretoria de Recursos Humanos da Fundação do ABC

O funcionamento do sistema é simples e intuitivo. O funcionário instala gratuitamente o aplicativo TradingWorks no celular – Android ou iOS – e segue o passo a passo para cadastramento de login e senha, conforme manual de utilização que será entregue previamente. A ferramenta já estará abastecida com as fotos de todos os colaboradores. Dessa forma, ao chegar ou sair do local de trabalho, basta entrar no aplicativo e posicionar o celular como se fosse tirar uma “selfie”. Ao clicar para registrar, o sistema confere a identificação visual do funcionário e a localização via GPS, para garantir que o mesmo se encontra no local de trabalho. O horário é registrado e fica disponível para acesso remoto e em tempo real tanto para o gestor da unidade de saúde quanto para a Diretoria de RH, na sede administrativa da Central de Convênios.

Funcionários que não dispõem de celular ou que não quiserem utilizar o aplicativo poderão registrar o ponto em notebooks e desktops nas próprias unidades de trabalho.

“O sistema descentraliza a gestão de recursos humanos e moderniza o processo, permitindo que tenhamos todos os registros de ponto, de todas as unidades de saúde, em tempo real, na tela do computador”, explica a diretora de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Ana Paula Barros de Queiroz. Para a gestora, são muitas as vantagens com a implantação da ferramenta: “Hoje recebemos os registros de ponto em papel. Tenho duas funcionárias dedicadas integralmente à análise e registro no sistema de todos os apontamentos feitos manualmente nas folhas de ponto. São justificativas de atrasos, atestados médicos e comprovantes diversos, que são verificados um a um, em trabalho que leva cerca de 20 dias para ser consolidado. A partir de agosto, com a informatização, a expectativa é de que esse mesmo trabalho seja concluído em 2 dias, pois os apontamentos serão validados ao longo do mês, via sistema, pelo próprio gestor da unidade”.

Bruna Fraga, da Central de Convênios, ao registrar ponto com reconhecimento facial

Além da maior agilidade nos processos, o sistema também garante segurança e confiabilidade às marcações de ponto, tendo em vista que registra não somente os horários dos funcionários, mas também a localização geográfica dos mesmos, confirmando que estão, de fato, na unidade de saúde conforme jornada contratada.

“A modernização também traz benefícios aos funcionários. Pelo mesmo aplicativo em que marca o ponto, o colaborador tem acesso ao histórico com seus horários de entrada, saída e período de almoço, além acompanhar o saldo de banco de horas em tempo integral, tudo com muita facilidade e total transparência”, afirma Danilo Mucinato, coordenador administrativo da Diretoria de RH da Fundação do ABC.

PROJETO PILOTO

Antes da implantação nas unidades de saúde de Santo André, o sistema TradingWorks foi testado junto aos 112 funcionários da sede administrativa da Central de Convênios. A ferramenta foi implantada em junho e funcionou paralelamente ao registro biométrico de ponto – a metodologia padronizada na sede. Com o sucesso do projeto piloto, o relógio eletrônico de ponto foi desligado e, desde 1º julho, o reconhecimento facial com GPS é o único sistema utilizado no local.

Em agosto, a nova tecnologia funcionará em Santo André juntamente com as folhas de ponto, para, em setembro, seguir como forma oficial de marcação. Posteriormente, a Central de Convênios implantará o sistema nos demais municípios parceiros, entre os quais São Caetano, São Bernardo, Guarulhos e Santos.