Reitor da FMABC é condecorado pelo Tribunal Superior Eleitoral

Publicado em: 29/03/2022

David Everson Uip e o ministro do TSE, Luís Roberto Barroso – Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu dia 28 de março, em Brasília, a Ordem do Mérito Assis Brasil a 28 personalidades que prestaram notáveis serviços em favor da democracia e da Justiça Eleitoral em suas respectivas áreas de atuação. Um dos condecorados na cerimônia foi o Dr. David Everson Uip, reitor do Centro Universitário FMABC, em Santo André.

Uip recebeu a honraria com o grau de comendador graças às ações reconhecidas no combate à pandemia de Covid-19, atuando como integrante do Comitê Científico criado pelo Governo do Estado de São Paulo para combater a doença. Os esforços foram essenciais para a garantia da realização das Eleições em 2020.

Médico infectologista, Uip assumiu a reitoria do Centro Universitário FMABC em 2018. Conta com uma trajetória de décadas de serviços prestados nas áreas da Saúde e do ensino, com carreira que inclui as funções de Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, diretor executivo do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

“Me sinto muito feliz em poder contribuir com o processo eleitoral brasileiro, que é a principal defesa da nossa nação através da democracia”, destacou Uip. “Esta homenagem aumenta nossa responsabilidade diante dos desafios que persistem para avançarmos na melhoria da saúde da população, da pesquisa científica e do ensino”, completou.

ORDEM ASSIS BRASIL 

Criada em 2015, a medalha da Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil, um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no País.

Além de homenagear juristas eminentes ou outras personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por sua atuação em prol da Justiça Eleitoral e do Direito, a condecoração também tem como objetivo agraciar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral, ou que tenham contribuído para o engrandecimento, internamente ou no exterior, do País, da Justiça Eleitoral ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia, constituindo exemplos para a coletividade.