“Remando Para a Vida” promove conscientização ambiental

Publicado em: 08/08/2014

Parceria entre Prefeitura de São Bernardo e Central de Convênios – FUABC, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Infanto-Juvenil reuniu em 13 de junho dezenas de jovens em tratamento para mutirão de limpeza da Represa Billings e mananciais do Parque Estoril, dentro do projeto “Remando para a Vida”. A ação teve como objetivo promover a consciência ambiental dos adolescentes, além de integrá-los à comunidade e estimulá-los a praticar exercícios físicos regulares como atividade terapêutica.

De acordo com Ricardo Costa, responsável pelo Remando para a Vida, o mutirão possibilita que jovens com dependência química passem um dia divertido e ainda reflitam sobre sustentabilidade. “Trata-se de devolver às águas um pouco de tudo aquilo que ela nos oferece no nosso dia a dia”. Costa afirma que os mutirões de limpeza, realizados mensalmente, têm como principal alvo as garrafas PET e plásticos encontrados no meio da represa e nas margens próximas ao Parque Estoril.

O projeto Remando para a Vida já atendeu a cerca de 550 adolescentes desde o início das atividades em abril de 2012. Trata-se de ação desenvolvida pela secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, de Esportes e de Segurança Urbana. A ideia é inovadora na área de cuidados a adolescentes em tratamento pelo uso abusivo de substâncias psicoativas, mas atualmente o projeto se estende à crianças com transtornos psíquicos atendidas pelo CAPS Infantil e à outros usuários de saúde mental das UBSs Fincos, Riacho Grande e Núcleo Santa Cruz.

As oficinas de remo são realizadas semanalmente nas dependências do Parque Estoril e ministradas por profissionais de Educação Física do CAPS-AD Infanto-Juvenil, com suporte da equipe multidisciplinar da unidade formada por psicólogos, médicos, assistentes sociais, monitores de oficinas terapêuticas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais. O projeto conta ainda com auxílio do Programa de Redução de Danos /Consultório na Rua, por meio da cessão de transporte e orientações educativas, além do suporte da equipe de salvamento da Guarda Civil Municipal para garantir a segurança dos participantes.

Na edição realizada em 4 de abril, 40 jovens tiveram oportunidade de estrear 20 novos caiaques, cinco pranchas de stand-up paddle e outros equipamentos cedidos pelo Ministério da Saúde para o projeto, classificado como referência em reabilitação psicossocial.

As atividades do Remando para a Vida são gratuitas e ocorrem às quartas e sextas-feiras no Parque Municipal Estoril Virgílio Simionato (Rua Portugal, 1.100 – Bairro Estoril).