Residência Terapêutica de São Bernardo desenvolve projeto de compostagem

Publicado em: 03/09/2021

Moradores da RT do bairro Nova Petrópolis trabalham ressocialização a partir de incentivo à sustentabilidade e trabalho em equipe

 

Técnica conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico transforma a matéria encontrada no lixo em adubo natural

A Residência Terapêutica (RT) “Casa dos Amigos”, localizada no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo do Campo, criou serviço próprio de compostagem com participação de seus oito moradores, todos homens. A técnica, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins, plantas e substitui o uso de produtos químicos.

As Residências Terapêuticas (RTs) são moradias para pessoas com transtornos mentais que não contam com suporte familiar e social adequados, especialmente os egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos. O objetivo do projeto é estimular os moradores a aprender e praticar a sustentabilidade, desenvolver e aumentar a capacidade de responsabilidade, incentivar o trabalho em equipe, a concentração, proatividade, paciência, socialização, além de exercer a cidadania e oferecer atividade de lazer e descontração. Em São Bernardo, o serviço das RTs é ligado ao Departamento de Saúde Mental da Prefeitura.

O projeto na unidade do bairro Nova Petrópolis teve início em maio com as composteiras portáteis. Em julho, foram criadas na laje do imóvel, com utilização de sobras de legumes, verduras e frutas. Há dois anos a unidade também não utiliza materiais descartáveis em sua rotina.

“Envolvemos os moradores, cada um da forma que consegue interagir. Alguns participam mais, outros menos. A atividade ajuda na concentração e disciplina, pois existem passos que devem ser seguidos para a utilização da composteira. A cidadania também é desenvolvida no processo, pois eles percebem que cada resíduo tem um local correto para descarte e que devemos economizar água e energia elétrica, sem deixar torneiras abertas e as luzes acesas sem necessidade. Todo esse processo incentiva o trabalho em equipe e diminui os conflitos que eventualmente ocorrem. Nossa expectativa é expandir o projeto para as oito RTs de São Bernardo”, explica a acompanhante terapêutica da RT e gestora em Saúde Ambiental pelo Centro Universitário FMABC, Mariza Mendes. A unidade tem como coordenadora administrativa Ana Lúcia Sant Anna Nonato.

Além do benefício à saúde mental dos usuários, a atividade também proporciona reforço do vínculo de confiança e afetivo entre moradores e equipe multidisciplinar. Em breve, o adubo produzido na unidade será utilizado para cultivo de hortaliças e temperos.

Outra iniciativa sustentável programada para a RT do bairro Nova Petrópolis é a instalação de torneiras com sensores para controle de tempo de vazão de água, além da aquisição de lixeiras ecológicas com compartimentos para separação de materiais destinados à reciclagem.