Revista da FMABC ingressa no ambiente digital dos periódicos científicos

Publicado em: 27/06/2014

O 39º volume da revista ABCS Health Sciences marca novo capítulo na história de quase 40 anos da revista da Faculdade de Medicina do ABC. A publicação ingressou no ambiente digital dos periódicos científicos, integrada ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) – customização em português da plataforma aberta internacional Open Journal System, produzida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A partir de agora, todos os artigos são inseridos na internet com padrão mundialmente conhecido e compatível com as principais bases de dados internacionais de ciências e pesquisa. O acesso é livre pelo site do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Assessoria à Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (NEPAS-FMABC) – setor responsável pelo periódico científico. O link direto é www.portalnepas.org.br/abcshs. As edições anteriores da revista, inclusive números publicados sob os títulos “Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde” e “Arquivos Médicos do ABC”, gradualmente também estarão disponíveis no portal.

Identidade digital

O ingresso da ABCS Health Sciences no ambiente digital dos periódicos científicos faz parte de processo contínuo de crescimento e ampliação de horizontes da revista. Nesse contexto, além da inserção de artigos em plataforma internacionalmente padronizada, o NEPAS acaba de incorporar tecnologia de identificação digital aos artigos, o Digital Object Identifier (DOI). “Não basta o artigo estar na internet. É muito grande a quantidade de informações novas incorporadas na rede todos os dias. Mesmo quando restringimos o universo da busca à literatura científica, ainda é difícil localizar informações específicas com rapidez e precisão sem o auxílio de identificação digital”, explica o professor de Bioquímica da FMABC e editor responsável da ABCS Health Sciences, Ricardo Peres do Souto.

A partir de agora, todos os artigos publicados pela ABCS Health Sciences estarão etiquetados com o código digital DOI. Trata-se de componente essencial de padronização organizado pela International DOI Foundation (IDF), que atualmente compreende 92 milhões de documentos eletrônicos e contabiliza mais de 1 bilhão de acessos por ano. “Cada DOI encaminha o internauta para um endereço único e exclusivo, permitindo a localização inequívoca do documento desejado. Outro benefício do sistema é a estabilidade desses endereços para o redirecionamento, pois cada endereço na internet pode ser associado somente a um DOI”, detalha Ricardo Peres do Souto.

Para os autores, a atribuição do código DOI ao artigo proporciona mecanismo de certificação da produção científica. Desde 2007 o pesquisador pode, por exemplo, lançar artigos em seu currículo online na Plataforma Lattes apenas informando o código DOI. Com isso, dados importantes – como título, ano, volume, fascículo, páginas da publicação e o nome do primeiro autor – são importados automaticamente, aumentando a confiabilidade das informações lançadas. Além disso, internautas que acessam a Plataforma Lattes têm acesso ao link direto para a página original que hospeda o artigo.

Tradição de 36 anos

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Assessoria à Saúde da FMABC lançou em 2007 o primeiro fascículo do título Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde (ABCS), com objetivo de ampliar o número de artigos e de edições da publicação precursora, os Arquivos Médicos do ABC – cuja edição inaugural data de 1978, idealizada e viabilizada pelo aluno da 7ª turma, Dr. Antonio Claudio do Amaral Baruzzi, entre outros estudantes que compuseram o primeiro corpo editorial.

A mudança da nomenclatura também visava acompanhar o caminho multiprofissional trilhado pela Faculdade de Medicina do ABC ao longo dos anos, levando em consideração o início dos trabalhos em 1969, com o curso de Medicina, e a abertura de novas graduações em Saúde a partir do ano 2000.

Dessa forma, a ABCS buscou fortalecer e despertar interesse em todas as áreas das Ciências da Saúde, além de captar submissões de pesquisadores de todo o país. Entre 2007 e 2012 foram publicados 130 artigos em 15 fascículos, respeitando rigorosamente nova periodicidade quadrimestral. Quase a metade do material (44%) originou-se de fora da Faculdade de Medicina do ABC e a revista passou a ser classificada em 10 áreas de avaliação do sistema Qualis da CAPES, incluindo Medicina, Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação Física, Medicina Veterinária, Biotecnologia e Ciências Biológicas. “Isso significa que pesquisadores de todas essas áreas publicaram na ABCS resultados de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES”, acrescenta o editor responsável, Ricardo Peres do Souto.

Em busca de aperfeiçoamento permanente, manutenção dos elevados padrões de qualidade alcançados e do crescimento contínuo, a revista científica da FMABC iniciou novo desafio a partir do terceiro número do volume 38, em 2013, quando adotou o título ABCS Health Sciences. A mudança busca, gradativamente, fortificar a publicação junto a pesquisadores de outros países e incorporar identidade internacional ao periódico.