Rondon da FMABC doa 300 quilos de ração em projeto de amparo a animais de rua

Publicado em: 08/10/2020

Professores, alunos e moradores da comunidade com os pets

Alunos e professores que integram o Projeto Rondon do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) prepararam nas últimas semanas mais uma ação de solidariedade e humanização para a região do entorno do Morro da Kibon, em Santo André. Criado em 2018, o projeto S.O.S. Coleiras já realizou de forma gratuita a castração de 29 cachorros e gatos e conseguiu a doação de cerca de 300 quilos de ração, além de vacinas e remédios contra pulgas. Depois do cuidado e tratamento dos bichinhos, são organizadas campanhas de adoção e posse responsável. Participam do projeto estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.

A iniciativa, que tem parceria com a Clini Pet Vet e a ONG Amigo Legal Protetoras Independentes, é organizada pelo Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e com apoio do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO).

“Fico muito feliz em ver a mobilização das pessoas para nos ajudar. Conseguimos, em menos de três meses, arrecadar quase 300 quilos de ração e estamos levando à comunidade sempre que a população nos sinaliza que há necessidade. É muito gratificante ver o nosso projeto se expandindo. A ideia é que possamos ajudar cada vez mais a população e os animaizinhos do Morro, para que todos tenham uma vida digna. Sinto que nossas ações, por menores que sejam, têm grande impacto na comunidade. É incrível a diferença que a entrega de um simples saco de ração pode fazer na vida dos animais e das pessoas”, disse a coordenadora do projeto e aluna do curso de Medicina, Isabella Paiva Martins.

Em razão da pandemia de Covid-19, as diversas atividades realizadas há três anos e de forma presencial no Morro da Kibon estão suspensas desde março. Para não desassistir as famílias atendidas pelos projetos sociais e culturais, membros do Projeto Rondon da FMABC têm organizado ações de amparo à população. Durante a pandemia, além das atividades direcionadas aos animais de rua, foram feitas inúmeras doações de mantimentos e cestas básicas para os moradores, produtos de limpeza, equipamentos de proteção individual, roupas de frio, entre outros itens.

CECRAN

Outro motivo de comemoração por parte de integrantes do Projeto Rondon é o início da reforma da sede do Centro Cultural da Resistência Andreense (CECRAN). O local atualmente passa por reestruturação após o recebimento da doação de diversos materiais de construção. O espaço abriga atividades de oficinas de beleza, música, esportes, além de palestras e debates com temas ligados à saúde e educação para os moradores da comunidade, especialmente crianças e adolescentes. A previsão é que a obra termine em dezembro.

PROJETO RONDON

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios permanentes às comunidades parceiras por meio da melhoria do bem-estar social e da capacitação da gestão pública. Além disso, busca integrar universitários à realidade dos municípios, dando a eles o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes.