Rondon FMABC distribui mais de 120 sacolinhas de Natal no Morro da Kibon

Publicado em: 29/01/2021

Mesmo com os desafios da pandemia, projeto manteve sua tradição e crianças da região receberam o ato de solidariedade

 

Grupo da FMABC também visitou as obras de reconstrução da sede do Centro Cultural da Resistência Andreense, o CECRAN

Em dezembro de 2020, o Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC) do Centro Universitário FMABC realizou a tradicional ação natalina no Morro da Kibon, em Santo André, e mais de 120 crianças da região foram presenteadas com sacolinhas de Natal. Alunos e docentes que participaram da entrega seguiram rigorosamente as medidas de segurança, a fim de evitar as aglomerações e a transmissão do novo coronavírus.

Desde 2017, o Projeto Rondon atua no território em parceria com organizações locais. “Devido ao isolamento social, dessa vez contamos com um maior esforço e autonomia da comunidade para cadastrar as famílias, organizar o evento e presentear as crianças”, explica a aluna do curso de Terapia Ocupacional da FMABC, Giovanna Carnelós Buzeto, que esteve no dia da entrega das sacolinhas. Também participaram da ação as alunas Kauane Vieira de Oliveira, do curso de Enfermagem, Beatriz Diana e Isabella Martins, de Medicina, e a professora da disciplina de Saúde Coletiva do Centro Universitário FMABC, a Dra. Silmara Conchão.

A coleta de dados para distribuição dos nomes e escolha de padrinhos e madrinhas foi realizada pela própria comunidade, por meio de encontros em local pré-determinado, para preenchimento das informações. O grupo ‘Quem Ama, Abraça’ arrecadou mais de 120 chocotones, pacotes de bolachas e doces, e o Centro Cultural da Resistência Andreense (CECRAN) apoiou na divulgação do evento nas redes sociais. A força-tarefa ainda contou com o apoio da ONG Ajudaê, que arrecadou brinquedos para sacolinhas extras preparadas para crianças e adolescentes não cadastrados, da ONG Irmã Marli e do grupo da Guiomar Magalhães, parceiro em diversas iniciativas ao longo de todo o ano.

Nas sacolinhas, as crianças encontraram um conjunto de roupa, um calçado, um par de meias, roupa íntima, brinquedos, chocolates e produtos básicos de higiene, como sabonete, escova e pasta de dente. Com apoio local, também foram montados e distribuídos mais de 100 lanches natalinos, com panetones, chocotones, doces, balas, pirulitos, pipocas, paçocas e outras guloseimas. “Sempre somos bem-vindos por todos que conhecem e confiam no trabalho desenvolvido pelo projeto, além de sermos reconhecidos muito positivamente pelo território como um todo”, afirma Giovanna.

“Além da questão assistencial, aproveitamos o momento para visitar as obras de reconstrução da sede do Centro Cultural da Resistência Andreense, o CECRAN. Com apoio da comunidade, da FMABC e de diversas parcerias, em breve as atividades socioculturais e de saúde retornarão ao local, beneficiando crianças, mulheres e juventude, com o compromisso de lançar ações de reforço escolar, cursos e eventos”, adianta a professora da FMABC, Dra. Silmara Conchão.

PROJETO RONDON

O Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC) do Centro Universitário FMABC é ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e conta com apoio do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO).  O objetivo do Projeto é desenvolver ações que tragam benefícios permanentes às comunidades parceiras por meio da melhoria do bem-estar social e da capacitação da gestão pública. Além disso, busca integrar universitários à realidade dos municípios, dando a eles o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes.