Saneamento ambiental em São Mateus será foco da 7ª edição da “Ciranda da Água”

Publicado em: 18/03/2016

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Centro Educacional Unificado (CEU) Alto Alegre será palco em 22 de março da 7ª edição da Ciranda da Água de São Mateus, cujo objetivo é apontar caminhos, compartilhar responsabilidades e construir soluções coletivas em torno de uma temática central – este ano, o saneamento ambiental em São Mateus. Programado entre 13h e 17h, o evento tem organização da Fundação do ABC e da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Entre os destaques da programação estão palestras com expoentes da área de saneamento e com autoridades responsáveis pela região, assim como a apresentação de vídeos e intervenções artísticas.

“A Ciranda da Água de São Mateus surgiu em 2010 como proposta do Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim da Conquista I. Inicialmente, seria uma ação somente para a UBS, mas após muita conversa optou-se por expandir a proposta para toda a região logo na primeira edição. Naquela ocasião, identificamos a necessidade de mais informações técnicas sobre a questão da água, para futura organização das informações sobre o tema e para proporcionar melhor orientação à população cadastrada nas unidades básicas de saúde”, recorda Sandro Nicodemo, coordenador ambiental da Fundação do ABC para o convênio São Mateus e membro do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis.

São esperadas para a 7ª edição da Ciranda da Água de São Mateus cerca de 200 pessoas entre alunos do CEU Alto Alegre, profissionais de saúde das UBSs de São Mateus, além de apoiadores do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) de São Mateus, iniciativa “Rios e Ruas”, projeto “Água, sua linda”, Programa Bióleo, Coletivo N.A.S.A., Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e Redes das Águas – SOS Mata Atlântica, entre outros.

“Segundo dados da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), cada R$ 1,00 investido em saneamento equivale a R$ 4,00 economizados em saúde. É esse tipo de discussão que queremos fortalecer. Enquanto muitos países estão preocupados em desenterrar seus córregos, o Brasil ainda está enterrando. Queremos chamar a atenção para o tema e mostrar às autoridades a importância do saneamento. A Ciranda será espaço valioso para isso, com troca de experiências entre pessoas engajadas, em busca da construção de soluções coletivas”, detalha Sandro Nicodemo, da Fundação do ABC.

SERVIÇO:

A 7ª edição da Ciranda da Água de São Mateus tem entrada franca e ocorrerá em 22 de março (terça-feira), das 13h às 17h, no CEU Alto Alegre (Av. Bento Guelfi, n° 1.802, Jardim Iguatemi – travessa da Av. Ragueb Chohfi, próximo ao AMA Laranjeiras). Mais informações pelo site www.cirandadaaguadesaomateus.blogspot.com ou no Facebook, na página “Ciranda da Água de São Mateus”.

408_convite_22_03_2016