Santo André entrega novo Centro Médico de Especialidades

Publicado em: 22/11/2018

Unidade conta com 14 consultórios e atenderá demandas de toda a cidade em áreas como pneumologia, dermatologia e endocrinologia

 

Evento de inauguração contou com a presença do prefeito Paulo Serra – Foto: Helber Aggio/PSA

Os moradores de Santo André ganharam dia 21 de novembro mais um equipamento de saúde concluído por meio do programa Qualisaúde. O novo Centro Médico de Especialidades, localizado no Centro, atenderá pacientes previamente agendados. O espaço foi equipado com totem de senhas e possui duas salas de espera, 14 consultórios, farmácia, sala de procedimentos, seis pontos de atendimento na recepção, além de brinquedoteca e padrão visual moderno.

O novo equipamento fica na Rua Xavier de Toledo e receberá as demandas de todo o município nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, pneumologia e gastroenterologia adulto e infantil. No local, também serão feitos os atendimentos exclusivos pediátricos de hematologia, nefrologia, neurologia, nutrologia e reumatologia.

A aposentada Terezinha Guarasho, 80 anos, foi uma das primeiras usuárias a conferir a novidade. Com o celular na mão, registrando cada detalhe para depois mostrar para a filha, a moradora do bairro Homero Thon comemorou a entrega. “Eu nunca tinha visto um espaço tão bonito. Está aprovado”.

Outra vantagem citada por Guarasho foi o fácil acesso ao local. Isso porque a paciente era atendida no Centro de Especialidades II, no Parque das Nações. Com a inauguração na região central, o equipamento próximo à Igreja Nosso Senhor do Bonfim será temporariamente desativado para reforma e sua demanda será redirecionada para o novo serviço inaugurado esta semana. “O ponto de ônibus é aqui pertinho. Antes, quando tinha que ir lá no Parque da Nações, tinha que pegar duas conduções. Como sou idosa, já até acabei caindo tentando correr para pegar o ônibus pra não perder a hora. Ficou muito mais fácil agora”, disse a aposentada.

A decisão de reconfigurar a distribuição dos serviços na cidade foi explicada pelo secretário da Saúde, Márcio Chaves. “Identificamos alguns gargalos no serviço e fizemos uma nova engenharia de fluxo. É um engano pensar que as pessoas atendidas na Vila Vitória são apenas aquelas que moram na Vila Luzita ou que o Centro de Especialidades II atendia apenas as pessoas do 2º subdistrito. A Atenção Especializada precisa estar distribuída para atender toda a cidade, ou seja, em localização de fácil acesso”.

A reestruturação não se restringiu à parte física. A oferta de consultas das especialidades, que no outro endereço era de 4 mil atendimentos mensais, vai para 7 mil agendamentos por mês, um salto de 75% na capacidade de atendimento.

“No começo muita gente duvidou desse programa, mas não dá pra ter um resultado diferente sem mudar o jeito de fazer as coisas. Nunca se tratou apenas de reformar unidades. Sempre quisemos dar um novo padrão para a saúde pública andreense. Isso inclui modernizar os atendimentos, aumentar nossa capacidade, dar resposta mais rápida ao nosso munícipe. E antes mesmo de chegar à metade desta gestão já estamos recebendo o retorno positivo dos usuários, que estão vendo a melhora nos locais que foram reinaugurados”, disse o prefeito Paulo Serra.

HISTÓRICO

Dentro do programa Qualisaúde este foi o quinto equipamento inaugurado com melhorias . O primeiro de 11 equipamentos novos foi a UPA Bangu, entregue em abril. Já em agosto aconteceu a inauguração da Clínica da Família do Jardim Cipreste. Em setembro, a Prefeitura entregou a Policlínica Campestre e, no início de novembro, inaugurou a Policlínica do Jardim Bom Pastor. As próximas entregas serão do serviço especializado em moléstias infecciosas na Vila Vitória e da Policlínica do Parque Novo Oratório.

Além desses equipamentos, a Prefeitura de Santo André também inaugurou neste ano o novo Centro de Gestão de Suprimentos da Saúde, na Vila Homero Thon, responsável pela logística informatizada de todos os suprimentos da rede andreense de Saúde; criou o Complexo Regulador Municipal, no Centro, responsável pela marcação de consultas da rede, auditoria dos contratos da Secretaria da Saúde com prestadores de serviço e gerenciamento de vagas nos equipamentos de urgência e emergência da cidade; e inaugurou no Centro Hospitalar Municipal o Centro de Diagnóstico por Imagem, com a instalação de um novo aparelho de tomógrafo 3D.