Santo André entrega Policlínica e Clínica da Família Vila Humaitá

Publicado em: 18/04/2019

Equipamento é o 12º revitalizado com o padrão Qualisaúde; capacidade de atendimento aumentará de 4 mil para 10 mil por mês

 

Prefeito Paulo Serra durante evento de entrega da nova unidade, que recebeu R$ 1,5 milhão em investimentos – Foto: Helber Ággio/PSA

Dando continuidade às entregas realizadas pelo Programa Qualisaúde, a Prefeitura de Santo André inaugurou dia 14 de abril a Policlínica e Clínica da Família Humaitá. O equipamento, localizado à Rua Fernando de Mascarenhas, 191, começou a funcionar no dia seguinte, das 7h às 17h, e conta com médicos generalistas, pediatra, ginecologista, dentistas, geriatras, além de oferecer atendimento de enfermagem como curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, coleta de papanicolau, administração e dispensação de medicamentos, teste rápido de gravidez, sífilis, hepatite B/C e HIV.

O prefeito Paulo Serra esteve presente na inauguração e destacou que, tanto as outras unidades quanto a Policlínica, contam com mais atendimentos médicos e estrutura diferenciada no padrão Qualisaúde. “Nesta unidade mais que dobramos o número de atendimentos, de 4 mil para 10 mil por mês. Além disso, temos novas especialidades que não devem nada ao atendimento privado. É uma reconstrução. Essa é uma nova unidade de saúde para a Vila Humaitá e a população do entorno. Esperamos que, proporcionalmente a esse sentimento e expectativa que estou vendo hoje, seja o carinho da nossa população para deixarmos a saúde cada vez melhor”, destacou.

A unidade, que teve investimento de R$ 1,5 milhão, foi inaugurada com totem de senha, duas salas de espera, três pontos de atendimento na recepção, quatro consultórios e brinquedoteca. Um dos grandes diferenciais desta unidade é a implantação de três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), o que vai possibilitar o aumento de 4 mil para 10 mil atendimentos mensais.

Maria Helena de Carvalho Lira, moradora do bairro, participou da entrega da nova unidade de saúde da Vila Humaitá e aprovou o que viu. “Quando a unidade foi fechada para essa completa revitalização, a população do bairro não compreendeu muito bem e cobrávamos todos os dias para ter o nosso equipamento de volta. Achávamos que ela não reabriria, mas não, hoje eu vi que há um novo padrão de atendimento, com estrutura, tudo novo e acredito que será muito mais humanizado e com carinho para todos”, comemorou.

QUALISAÚDE

A Policlínica e Clínica da Família Humaitá é o 12º equipamento inaugurado com o padrão Qualisaúde. Em 2018 foram inaugurados UPA Bangu, UPA Jardim Santo André, Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.

Além da Policlínica Humaitá, a previsão é de que três outros equipamentos modernizados pelo Qualisaúde sejam entregues até julho: UPA Perimetral, Reabilita e Policlínica Parque das Nações.