Santo André inaugura Policlínica Parque das Nações

Publicado em: 20/03/2020

Foto: Helber Aggio/PSA

Dando continuidade às entregas realizadas por meio do programa Qualisaúde, a Prefeitura de Santo André inaugurou dia 14 de março a nova Policlínica Parque das Nações. O equipamento, localizado na Praça Waldemar Soares, começou a funcionar dia 16 de março, das 7h às 17h, para agendamentos, e iniciará os atendimentos à população no dia 23 de março.

A unidade contará com médicos generalistas, pediatra, ginecologista, dentistas e oferecerá atendimento de enfermagem como curativo, vacinas, coleta de exames laboratoriais, coleta de papanicolau, administração e dispensação de medicamentos, teste rápido de gravidez, sífilis, hepatite B/C e HIV.

Por orientação do prefeito Paulo Serra, a inauguração do equipamento ocorreu sem a presença de público, como medida de precaução contra o novo coronavírus. “Santo André está seguindo de maneira muito rígida todas as determinações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações. Com muita responsabilidade, antecipamos a inauguração e estamos formalizando a entrega de maneira virtual”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que divulgou a inauguração por meio de suas redes sociais.

Com a entrega do novo equipamento, a antiga Unidade de Saúde Parque das Nações foi transformada em Policlínica e passou a ocupar prédio com toda a estrutura adequada para realizar os atendimentos com conforto e privacidade, proporcionando melhores condições para usuários e profissionais da saúde.

“É importante lembrar que agora a Policlínica Parque das Nações está em um prédio próprio, onde antigamente funcionava o Ambulatório de Especialidades, que realizava em torno de 4 mil consultas por mês. Esse Ambulatório passou a funcionar no Centro de Especialidades Xavier de Toledo, onde são feitas 14 mil consultas mensalmente”, destacou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

A Policlínica Parque das Nações recebeu investimento de R$ 1,5 milhão. A unidade conta com totem de senha, uma sala de espera, três pontos de atendimento na recepção, cinco consultórios, farmácia, que disponibiliza também medicamentos controlados, e uma brinquedoteca na área de pediatria, projetada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

QUALISAÚDE

Esta é a segunda inauguração do programa Qualisaúde realizada neste ano. Em janeiro foi entregue à população a Unidade de Medicina Diagnóstica, no Centro.

Em 2019 foram inauguradas a UPA Perimetral, Policlínica e Clínica da Família Humaitá e o Reabilita, que é um centro especializado em reabilitação voltado a pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.

Além disso, ainda foram retomadas em 2019 as obras das Clínicas da Família do Jardim Alzira Franco e do Cruzado, além de iniciadas intervenções de reforma e modernização das Clínicas da Família Parque Miami, Jardim Carla e Vila Palmares, da UPA Infantil Faisa e do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão.

Em 2018, a Prefeitura inaugurou a UPA Bangu, UPA Jardim Santo André, Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades do CHM, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.