CHM faz mutirão noturno para zerar fila de consultas com gastroenterologista

Publicado em: 12/04/2019

Iniciativa faz parte do Saúde Fila Zero, realizado no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, e beneficiará cerca de 1,6 mil pessoas

 

Todos os pacientes foram agendados respeitando a ordem cronológica da fila de espera – Foto: Angelo Baima/PSA

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta semana mais uma força-tarefa no Centro Médico de Especialidades do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM), desta vez para zerar a fila de espera por consultas na área de gastroenterologia. A iniciativa, realizada entre os dias 9 e 12 de abril, das 17h às 22h, visa normalizar a realização de consultas que hoje possuem demanda reprimida.

“Mais um grande esforço da nossa gestão para zerar a fila de espera por consultas e exames na nossa cidade. A força-tarefa na especialidade de gastroenterologia garante a efetividade do programa Saúde Fila Zero, com atendimento ágil e de qualidade, dentro do novo padrão que estamos imprimindo na saúde de Santo André”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

Para garantir efetividade e agilidade aos atendimentos, a organização foi dividida em três etapas. Após o primeiro atendimento, se necessário, os pacientes são encaminhados para realizar exames de diagnóstico e retorno médico para efetivar a alta, ou são direcionados à rede de atenção especializada para acompanhamento.

Cerca de 70% dos problemas gástricos são ocasionados por maus hábitos alimentares. Por isso, como forma de complementar o atendimento prestado, além da consulta os pacientes atendidos tiveram orientação das nutricionistas sobre alimentação saudável e a correta higienização dos alimentos.

“Eu já tenho gastrite e não cuido. Então pedi para a médica me encaminhar para o gastro para ver o que ele pode fazer, pedir exame ou me orientar sobre o que eu estou comendo e o que está me fazendo mal. O médico me passou remédio e a nutricionista, uma dieta. Seguindo a dieta direitinho ficarei bem e não vou precisar voltar ao médico”, comentou a moradora do Parque Novo Oratório, Rosangela de Araujo Torres, 40 anos.

Todos os pacientes foram agendados respeitando a ordem cronológica da fila de espera. Essa é a segunda força-tarefa realizada neste mês. Até o final de abril, novas iniciativas serão realizadas para zerar a demanda de outras especialidades.