Santo André ganha reforço de cinco novas ambulâncias

Publicado em: 10/05/2019

Entrega faz parte da renovação da frota dos veículos da saúde; ao todo, 26 automóveis já foram entregues nesta gestão

 

Cada unidade custou R$ 172 mil e conta com rede de oxigênio, maca retrátil e duas pranchas – Foto: Alex Cavanha/PSA

Dando sequência ao processo de renovação da frota de veículos da saúde, a Prefeitura de Santo André recebeu, dia 9 de maio, cinco novas ambulâncias de suporte básico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Cada unidade custou R$ 172 mil e conta com itens de segurança de série como freio ABS e airbag, além de GPS, rede de oxigênio fixa e portátil, maca retrátil, duas pranchas e sistema elétrico para, se necessário, receber equipamentos de suporte avançado.

“Já entregamos 26 novos veículos na saúde, entre unidades de transporte de pacientes, motolâncias, ambulâncias de suporte básico e UTI, além de outros automóveis de transporte rápido. Renovamos metade da frota do SAMU e vamos ampliar ainda mais. É um número muito grande para pouco mais dois anos de gestão, quantidade muito maior do que foi entregue nos últimos dez anos”, comemorou o prefeito Paulo Serra.

Os novos equipamentos proporcionarão atendimento pré-hospitalar, oferecendo às vítimas os recursos necessários com a maior brevidade possível. Com essa entrega, o município chega à marca de 50% da renovação da frota total do SAMU. Ainda neste primeiro semestre serão entregues mais quatro ambulâncias, completando então a renovação total da frota.

“Essas cinco ambulâncias que entregamos vieram de emendas parlamentares e só puderam ser liberadas porque a saúde financeira da cidade está em dia. O município está com a classificação fiscal em ordem. Equalizamos as dívidas e estamos ampliando ainda mais a capacidade de investimento e a chegada dos novos veículos é resultado direto disso”, completou o prefeito.

Além das cinco ambulâncias do SAMU, a Secretaria de Saúde também entregou nesta quinta-feira três novos carros modelo Chery QQ  para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Também foram entregues um veículo Gol de apoio ao SAMU e um veículo de intervenção rápida modelo Chevrolet Spin, que já eram utilizados pela Prefeitura, mas foram revitalizados.

O Veículo de Intervenção Rápida é um carro utilizado para chegar mais rápido nas emergências graves, de acordo com a regulação médica, e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Sua tripulação é composta por condutor de veículo de emergência, médico e enfermeiro. Esse veículo não transporta pacientes, pois sua missão é levar a equipe médica o mais rápido possível aos pacientes mais críticos. Com a equipe médica já atendendo, qualquer ambulância do SAMU que chegar ao local se transforma em uma Unidade de Suporte Avançado.

“A grande missão da Secretaria de Saúde é salvar vidas e para salvar vidas precisamos ter equipamentos novos, equipamentos que não quebrem na ocorrência e servidores bem treinados, capacitados e habilitados para poder fazer todo atendimento que a população precisa. Santo André está sendo modernizada para o bem-estar da sua população. Não são apenas cinco novos veículos, é acima de tudo um conceito para garantir e valorizar a vida no município”, destacou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

A renovação da frota da saúde de Santo André foi iniciada em novembro de 2018 com a entrega de duas ambulâncias de suporte avançado do SAMU e duas motolâncias. Nos meses de fevereiro e março deste ano houve a entrega de cinco novas ambulâncias e sete veículos utilizados para transportar pacientes em tratamentos e exames específicos dentro e fora do município. Desde 2013 a frota de veículos do SAMU não era renovada em Santo André.

“É importante que as pessoas saibam que as ambulâncias do SAMU precisam ser de frota própria, ou seja, não podem ser locadas. Esses veículos são credenciados junto ao Ministério da Saúde e isso gera recurso para cidade. Há, portanto, uma série de exigências para que realmente vidas possam fazer salvas”, completou o secretário de Saúde.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como objetivo prestar rápido atendimento às vítimas em situação de urgência ou emergência, reduzindo o sofrimento, riscos de sequelas ou morte. Por meio do número 192, a Central de Regulação Médica recebe em média 8 mil ligações por mês. Muitas chamadas são solucionadas de forma remota, pois as equipes possuem capacitação técnica e são qualificadas e preparadas para prestar o primeiro atendimento em qualquer situação.