Santo André inaugura novo Centro Médico de Especialidades na Vila Vitória

Publicado em: 04/01/2019

Equipamento passou por modernização por meio do programa Qualisaúde

A Prefeitura de Santo André entregou à população dia 15 de dezembro o novo Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória, local que será referência em assistência, ensino e pesquisa em infectologia. A unidade passou por modernização por meio do programa Qualisaúde.

O prefeito Paulo Serra destacou a importância da nova entrega e ressaltou o grande avanço registrado com o Qualisaúde. “Com a entrega deste equipamento específico, temos uma equipe médica que vai produzir mais, com uma estrutura correta para receber o Centro de Infectologia. Vale lembrar que agora temos um sistema de saúde, de fato, onde as informações se integram, se conversam. Temos o Centro de Regulação da Primeiro de Maio, 24 horas por dia, que está mudando a forma como encaminhamos os pacientes na nossa cidade. A grande questão é a gestão, organização e a rede toda se complementando”, frisou o prefeito.

O município conta com serviço de referência em infectologia há 27 anos, tendo iniciado os primeiros atendimentos no Centro de Saúde Escola de Capuava. Em 1992, passou a atender no mesmo prédio onde funciona a UBS Vila Guiomar. Desde então, a demanda pelos atendimentos cresceu, bem como o número de profissionais, o que permitiu que este serviço fosse ampliado e tivesse novo local com mais estrutura e segurança aos usuários.

Os atendimentos do Centro Médico de Especialidades da Vila Vitória serão multidisciplinares, com um ambulatório de infectologia geral adulto e infantil que atenderá, em especial, portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/AIDS, além de integrar, a partir de agora, os atendimentos dos casos de tuberculose extra-pulmonar, que eram atendidos no Centro de Especialidades I. O serviço também contará com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

Além disso, funcionará como polo de formação, seja através de capacitações para a rede de saúde, seja como campo de estágio para as faculdades da região. O serviço conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos infectologistas, psiquiatra, ginecologista, pediatra, farmacêutico, assistentes sociais, psicólogas, nutricionista, educador físico, enfermeira, agentes de saúde, além da equipe administrativa.