Santo André irá inaugurar UPA Perimetral em abril

Publicado em: 01/03/2019

Será a terceira Unidade de Pronto Atendimento entregue com o padrão Qualisaúde

 

Unidade recebeu investimento de R$ 1,9 milhão para se enquadrar ao padrão Qualisaúde – Foto: Helber Aggio/PSA

Com a reforma finalizada e entrando na fase de instalação de equipamentos e mobiliário, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perimetral foi vistoriada dia 22 de fevereiro pelo prefeito Paulo Serra. O equipamento, fechado na gestão anterior, teve as obras retomadas pela atual Administração em julho do ano passado e integra o Qualisaúde, programa que está modernizando toda a rede de saúde de Santo André. A inauguração ocorrerá em abril, mês de aniversário da cidade.

A UPA será habilitada como porte 2 e recebeu investimento de R$ 1,9 milhão para se enquadrar ao padrão Qualisaúde. A unidade contará com seis consultórios médicos, sendo três de clínica médica adulto, dois de pediatria e um de ortopedia, duas salas de classificação de risco, 19 leitos, além de uma ala de medicação e inalação pediátrica, separada da ala adulta.

Segundo o prefeito, a UPA Perimetral vai configurar importante papel de suporte ao Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão. “Essa UPA tem grande efeito estratégico e papel fundamental para a região. Contará com média de 14 mil atendimentos ao mês, contribuindo com a valorização e qualificação do CHM. Teremos também uma base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com quatro ambulâncias de plantão para que as ocorrências nessa circunscrição tenham atendimento mais rápido” explicou o prefeito.

QUALISAÚDE

A UPA Perimetral será o 12º equipamento inaugurado com o padrão Qualisaúde. Em 2018 foram inaugurados a Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.

Além da UPA Perimetral, a previsão é que três outros equipamentos modernizados pelo Qualisaúde sejam entregues até julho: Policlínica Humaitá, Reabilita e Policlínica Parque das Nações.