Santo André realiza força-tarefa para reduzir fila de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologistas

Publicado em: 12/04/2019

Em 2018, programa Saúde Fila Zero realizou 400 mil procedimentos como ultrassom, coleta de sangue, urina e consultas médicas – Foto: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André iniciou dia 6 de abril, na Unidade de Saúde Vila Luzita, mais uma força-tarefa do programa Saúde Fila Zero. A Secretaria de Saúde visa reduzir a fila para marcação de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista. A ação também inclui a realização de exames de papanicolau, coletas de análises clínicas, teste rápido e vacinação.

No sábado, dia 13, a iniciativa se repetirá nas 30 unidades de saúde da cidade. Ao todo, serão beneficiadas mais de 7 mil pessoas que foram previamente agendadas, respeitando a ordem cronológica da fila de espera.

A atividade marca um novo conceito na rede municipal de saúde, pois adianta as agendas e qualifica o atendimento. Faz parte deste método, ainda, garantir a participação ativa da equipe de enfermagem e primar pela relação de trabalho entre os profissionais da área da saúde.

O atendimento na US Vila Luzita ocorreu no dia 6 de abril e contou com a participação especial dos palhaços do grupo Doutores da Alegria. “O olhar para a saúde mudou totalmente em Santo André com a implantação do Qualisaúde e o Saúde Fila Zero. Temos um atendimento mais humano, ágil e de qualidade para as mais diversas especialidades. Esta força-tarefa beneficiará uma grande quantidade de munícipes, sem contar que logo inauguraremos outras unidades para ampliar o atendimento”, disse o prefeito Paulo Serra.

“O meu exame foi bem antecipado e esta ação é muito importante para a população. O programa me ajudou. Foi maravilhoso, principalmente o atendimento da doutora. Nota mil para o Fila Zero”, comentou a moradora Maria Natividade.

Eduardo Pereira, por sua vez, levou o filho em uma consulta antecipada após receber o telefonema avisando da nova data. “Programa muito interessante e que ajuda a comunidade. Se acontecer com frequência nos deixa sempre com a saúde em dia”.

HISTÓRICO

O Programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 com objetivo de zerar a fila de espera por consultas, exames e melhorar o fluxo de atendimento das demandas na área da Saúde. Em 2018, foram realizados mais de 400 mil procedimentos como ultrassom, coleta de sangue e urina, consultas com dermatologista, neurologista adulto e pediátrico, endocrinologista e oftalmologista.