Santo André realiza simulado de incidente com múltiplas vítimas neste domingo (03/09)

Publicado em: 01/09/2017

Ação ocorrerá no Shopping Atrium e tem como objetivo ensinar, treinar e
capacitar profissionais de departamentos públicos e privados da cidade

 

Neste ano, a cena do simulado será um roubo a uma joalheria

A Coordenadoria Regional de Urgência e Emergência de Santo André realiza neste domingo, 3 de setembro, das 8h às 10h, o Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas. A ação no Shopping Atrium, na Vila Homero Thon, envolverá departamentos públicos e privados de Santo André, com objetivo de ensinar, treinar e capacitar profissionais que atuam em eventos com múltiplas vítimas.

Neste ano, a cena do simulado será um roubo a uma joalheria. Na fuga haverá feridos graves e baleados, que serão atendidos em um posto médico avançado do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), montado próximo ao local do crime. Haverá também a necessidade de negociação da Polícia Militar para liberação de reféns. A ação vai simular ainda explosão e incêndio dentro do shopping. “Esse treinamento nos permite alinhar e integrar as equipes, fazendo com que elas atuem em situações com temas atuais. Além disso, é uma forma de periodicamente atualizar o Plano de Ação do Município”, explica a coordenadora de Enfermagem do SAMU e integrante do Comitê de Urgência e Emergência do Município de Santo André, Lilian Versuri.

A Prefeitura envolverá equipes da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Engenharia de Tráfego, da Defesa Civil, da Secretaria de Inclusão Social e da Saúde, incluindo Vigilância Sanitária, Transporte Sanitário Integrado, Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, Hospital da Mulher e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Administradas pelo Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal e Hospital Mário Covas também participarão.

Entre os equipamentos privados que integrarão o simulado estão os hospitais Santa Helena, Bartira, Brasil, Cristóvão da Gama, as faculdades Anhanguera, Medicina ABC e as instituições de ensino ETIP, Instituto Polígono e Colégio São Mateus. As equipes do SAMU Itapevi também darão apoio à ação, bem como a administração do Shopping Atrium. No total serão mais de 100 profissionais se preparando para esse tipo de ocorrência.

Para a realização do simulado serão interditadas duas faixas da avenida Giovanni Battista Pirelli, na altura do número 155, onde fica o shopping.