Santo André treina profissionais da saúde para melhorar articulação entre serviços

Publicado em: 05/07/2018

Formação, que faz parte do programa Qualisaúde, durou dois dias e envolveu 150 funcionários da rede municipal

 

Primeira oficina “Cuidando em rede” promoveu discussão de novas propostas e ações exitosas para a Saúde

Cerca de 150 profissionais de diversos níveis e serviços de saúde da rede municipal de Santo André participaram da primeira oficina “Cuidando em rede”, iniciativa inserida em um dos pilares do programa Qualisaúde: a valorização do trabalhador. Com a reunião desses representantes e multiplicadores de informação, a Secretaria de Saúde visa estimular a articulação entre seus diversos pontos de atenção. A atividade aconteceu no auditório do Centro Universitário Anhanguera, na Vila Assunção, dias 4 e 5 de julho. A instituição cedeu o espaço sem custos para a Prefeitura.

Os trabalhadores se reuniram em grupos, de acordo com o território onde estão inseridos, para discutir novas propostas e ações exitosas. “Normalmente quando se fala do nosso programa de qualificação, as pessoas acabam lembrando mais das revitalizações estruturais, das 10 unidades novas que vamos entregar até o final do ano. É natural, isso chama mais atenção. Mas é bom lembrar que também estamos investindo em outros pilares. É ótimo ter um ambiente reformado, mas o principal é nosso material humano, que precisa estar bem para prestar um bom serviço”, ressaltou o prefeito Paulo Serra.

Em 2017, a Prefeitura de Santo André passou a investir mais na valorização e educação permanente dos profissionais de saúde da rede municipal. Foram realizadas mais de 80 atividades entre rodas de conversa, oficinas, seminários, curso de longa duração em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e criação de canais de comunicação para o trabalhador.

“Além de melhorar nossos serviços, queremos dar visibilidade para as coisas boas que já fazemos. O SUS permitiu que se aumentasse a longevidade da nossa população por meio da vacinação. A diminuição da taxa de mortalidade infantil também está ligada à rede de atendimento e à Estratégia de Saúde da Família. Acreditamos nessa ferramenta. Para dar essa imagem positiva ao serviço, a participação, motivação e o engajamento do trabalhador são fundamentais”, disse o secretário de Saúde, Márcio Chaves.