Santos sedia 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Publicado em: 20/04/2017

A cidade de Santos recebeu entre os dias 22 e 24 de março a 31ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, cujo tema central foi “Democracia: em defesa do SUS, nenhum direito a menos!”. Foram três dias de intensos debates sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos. Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação do ABC marcou presença no congresso, com estande fixo e participação de diretores, gerentes e diversos colaboradores da mantenedora e das mantidas.

O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, e o diretor geral da Central de Convênios, Aroldo da Costa Saraiva

Realizado no Mendes Convention Center pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), o congresso é considerado um dos maiores eventos de saúde pública do país. Contou com inúmeras atividades, entre as quais grandes conversas, rodas de conversas, oito cursos e uma oficina de comunicação. Cerca de 1.500 gestores e técnicos de 307 cidades paulistas participaram do evento.

A exemplo das quatro últimas edições do congresso, em São Bernardo, Ubatuba, Campos do Jordão e na Capital, a FUABC contou com estande no evento para receber os secretários de Saúde e demais dirigentes que atuam no segmento. O diretor geral da Central de Convênios, Aroldo da Costa Saraiva, participou das atividades durante todos os dias de congresso, acompanhado por profissionais da FUABC, que estiveram à disposição para atender aos congressistas e distribuir materiais informativos. O objetivo foi divulgar o trabalho desenvolvido ao longo de 50 anos, com foco na qualificação da assistência, modernização dos processos de gestão, transparência administrativa, humanização do atendimento e satisfação dos usuários.

A cerimônia de abertura do 31º congresso do COSEMS ocorreu na noite de 22 de março, com presenças de autoridades de Saúde da região da Baixada Santista, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde e do Poder Judiciário do Estado de São Paulo. O evento também reuniu a 14ª edição da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, assim como as tradicionais Rodas de Conversa, em que foram apresentados e debatidos os trabalhos expostos, e a entrega do 7º Prêmio David Capistrano para os trabalhos que se destacaram.

SÃO MATEUS

A equipe do contrato de gestão São Mateus, da Fundação do ABC, participou em peso do 31º congresso do COSEMS/SP. Ao todo, o grupo teve mais de 20 trabalhos aprovados para apresentação, entre os quais pôsteres sobre a implantação da residência de Medicina de Família, desospitalização, atenção integral ao idoso, atendimento odontológico, meio ambiente e gerenciamento de resíduos, entre outros temas.

“O congresso teve o significado de poder ver que meu trabalho tem um sentido na produção de saúde para o território, quando nos comparamos com tantos participantes e vemos que as questões trazidas por eles são superadas por nós”, considera o apoiador institucional da FUABC, Renato Balestra.

Além de São Mateus, a UPA Central de Santos também teve dois trabalhos aprovados para apresentação no congresso.

Equipes da FUABC, Central de Convênios e São Mateus no congresso do COSEMS/SP