São Bernardo apresenta novos profissionais do Mais Médicos

Publicado em: 07/12/2018

Em ato oficial, prefeito Orlando Morando deu boas vindas a 11 médicos para as vagas dos 17 cubanos que integravam o programa federal

 

Profissionais foram recepcionados pelo prefeito no Salão Nobre do Paço Municipal – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo apresentou dia 4 de dezembro 11 dos 17 médicos que irão atuar no programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, em substituição aos profissionais cubanos. Os novos médicos já se apresentaram ao município e estão aptos para assumir a função de generalistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Dos 11 médicos (sendo 10 brasileiros e um peruano), 10 deles começaram a trabalhar na segunda-feira (03/12). Os profissionais foram alocados nas seguintes UBSs: Baeta Neves, Ferrazópolis, Montanhão, Vila Marchi, Nazareth, São Pedro, Taboão, Parque São Bernardo e Riacho Grande. Os demais generalistas irão iniciar as atividades assim que entregarem toda a documentação exigida pelo Ministério Saúde. O prazo máximo para a substituição é até 14 de dezembro.

Em ato oficial, o prefeito Orlando Morando recebeu os novos profissionais no Salão Nobre do Paço Municipal, acompanhado pelo vice-prefeito e Secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do presidente da Fundação ABC, Dr. Luiz Mario Pereira de Souza Gomes, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi.

“Com muita alegria recebo estes novos médicos em São Bernardo. Após a decisão unilateral do governo de Cuba em deixar o “Mais Médicos”, perdemos 17 profissionais. Agora, todos estão sendo repostos. Por isso, além de boas vindas, destaquei a todos o pedido por um trabalho com atenção e cuidado com os pacientes de nossa cidade. Oferecer um atendimento humanizado é primordial em nossas unidades de Saúde”, disse Morando.

PROFISSIONAIS

Natural da cidade de Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro, Dr. Thiago Viana Santos, 32 anos, escolheu São Bernardo para efetivar a sua candidatura ao programa. “Cheguei a São Paulo há um mês. Consegui entrar no programa e escolhi São Bernardo devido à estrutura de Saúde que o município oferece à população. Fui muito bem acolhido na cidade. Comecei a trabalhar na UBS Vila Marchi e farei de tudo para exercer um bom atendimento”, disse.

Durante a solenidade, o responsável pela pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple lembrou a saída dos cubanos da cidade, detalhando que um imediato remanejamento no quadro de profissionais garantiu que o atendimento de pacientes fosse preservado.

“Montamos um esquema especial nas UBSs. Reorganizamos as agendas das unidades de Saúde e transferimos as consultas agendadas com os cubanos para outros profissionais. Assim, garantimos que nenhuma consulta fosse desmarcada neste período e que nenhum paciente deixasse de ser atendido”, comentou Reple.