São Bernardo confirma entrega do maior CAPS da cidade para início de 2019

Publicado em: 22/11/2018

Centro de Atenção Psicossocial Farina/Nova Petrópolis será concluído no primeiro trimestre de 2019; serão realizados cerca de 2.500 atendimentos por mês

 

Prefeito Orlando Morando vistoriou as obras da unidade – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou dia 21 de novembro que a entrega do maior CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade será feita até o fim do primeiro trimestre do ano que vem. A unidade Farina/Nova Petrópolis – localizada na Avenida Wallace Simonsen, 1900, no bairro Nova Petrópolis –, foi vistoriada pelo chefe do Executivo, pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e a coordenadora de Saúde Mental, Cintia Azevedo.

“Anunciamos que esta obra já está na fase de conclusão. Ela será entregue à população no primeiro trimestre de 2019. Esta unidade irá atender aos pacientes da Vila São Pedro, Parque São Bernardo e Nova Petrópolis. Iremos oferecer atendimento de qualidade, com estrutura apropriada”, comentou Morando.

A nova unidade de Saúde será especializada no acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos e que apresentam transtornos mentais graves e persistentes. O serviço terá funcionamento 24 horas. Por mês, serão realizados, em média, 2.500 atendimentos, com o apoio de uma equipe multiprofissional, composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico e enfermeiros.

Durante a vistoria, o responsável pela pasta de Saúde salientou que a mudança pode ser considerada como grande salto para a saúde do município. “Hoje, atendemos os nossos pacientes em uma casa alugada e com pouca estrutura. Neste novo prédio, teremos oito salas individuais, consultórios médicos, dormitórios femininos e masculinos, entre outras áreas”, explicou Dr. Geraldo.

REFERÊNCIA

Com ampla rede de unidades de saúde, composta por nove Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico e o Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), o município é considerado referência nacional na saúde mental. Por mês, são realizados em média 16 mil atendimentos.

Ao todo, a cidade conta com 32 psiquiatras e 17 psicólogos que atuam nos nove CAPSs e na Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico. Todas as UBSs possuem auxílio psicológico, onde os pacientes pode ser encaminhados para tratamento nos CAPSs.