São Bernardo conquista o 1º lugar em Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar

Publicado em: 14/10/2022

Experiência exitosa do Serviço de Atenção Domiciliar municipal foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificada

 

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de São Bernardo conquistou, no início do mês, o 1º lugar no “I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD)”. A experiência exitosa do Serviço de Atenção Domiciliar ofertado pelo município foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificada.

O prêmio máximo foi conferido ao trabalho após análise de cinco eixos propostos e apresentados no SinAD, com o tema: “Construção do Instrumento de Classificação Única Multiprofissional (ICUM) como direcionador do Plano Terapêutico Singular”, que evidenciou o paciente centrado no cuidado e as ações de implementação que auxiliam a migração do nível de atenção, com intuito de melhor prognóstico e promover a alta segura e qualificada entre os Serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o paciente é quem sente os efeitos positivos do protocolo implantado pela equipe do SAD, que trabalha em melhor consonância com as necessidades de cada um dos assistidos. “Para o município o efeito também é benéfico, porque não houve necessidade de investir recursos diretos neste projeto, a não ser pela criação de um documento, que é autoexplicativo, preenchido e acessado via sistema”, explicou.

Além da conquista do 1º lugar, a equipe do SAD de São Bernardo será contemplada pelos organizadores com o certificado de menção honrosa e a publicação do trabalho em revista conceituada no domínio de estudos polidisciplinares. “Ver nosso trabalho reconhecido e divulgado fortalece a equipe na busca constante pela qualificação assistencial em prol dos nossos pacientes e cuidadores, além se sermos fonte de inspiração a outros municípios e estados. Sempre enriquecedor participar de eventos desta magnitude e que ampliam o potencial da atenção domiciliar, principalmente a nível Brasil”, complementou a gerente do SAD, Kelly Simone Lopes Bianchini.

SOBRE O SAD

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) visa reduzir a demanda por atendimento hospitalar e/ou o período de internação, humanizar a atenção no cuidado ao paciente, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários. Trata-se de um serviço que contempla ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação – todas prestadas em domicílio e por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). O SAD também conta com Equipe Multiprofissional de Apoio, denominada EMAP, que integra a Rede de Atenção à Saúde e compõe o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência (DAHUE).