São Bernardo cria 19 leitos de UTI e aumenta capacidade de atendimento para Covid-19

Publicado em: 19/03/2021

Cidade passa a contar com 174 leitos de UTI exclusivos para Covid-19

 

Anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando, à direita, e o secretário de Saúde, Geraldo Reple – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo abriu 19 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento exclusivo de vítimas da Covid-19. A medida emergencial, anunciada pela prefeitura em 15 de março, se faz necessária devido ao agravamento da crise sanitária nos últimos dias e ao quase esgotamento da capacidade de atendimento no município. Com a ampliação, o município passa a contar com 510 leitos destinados a pacientes acometidos pelo Coronavírus, sendo 174 deles de UTI.

Os 19 novos leitos estão distribuídos entre o Hospital de Clínicas (HC), localizado na Estrada dos Alvarengas, e o Hospital de Urgência (HU), região central e que foi inaugurado em maio de 2020, destinado exclusivamente aos pacientes contaminados pela Covid-19. No caso do HC, são 10 leitos de enfermaria transformados em unidades de tratamento intensivo. Já no HU, os nove leitos foram instalados em alas ainda não utilizadas do equipamento, como é o caso do centro cirúrgico e dos consultórios de exames.

“Não podemos dizer que estamos felizes por fazer esse anúncio, mas estamos fazendo a nossa parte enquanto poder público que é garantir atendimento às pessoas. Trata-se de um ganho importantíssimo para o município neste momento tão difícil. Aqui, felizmente, ainda não perdemos pacientes por falta de vaga na UTI e estamos trabalhando para que isso não aconteça. Nesses 12 meses temos dado conta da demanda, não faltando leito ou atendimento. Vamos seguir com esses esforços”, ressalta o prefeito Orlando Morando.

Secretário da Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho destaca que a abertura dos 19 novos leitos acarretará custo extra de R$ 1,82 milhão mensal aos cofres públicos. “Com a abertura destes novos leitos, será necessária a contratação de aproximadamente 450 novos profissionais. Cada leito custa, em média, R$ 3.200. Vamos pleitear ajuda financeira dos governos federal e estadual para manter esses leitos”, diz.

TAXA DE OCUPAÇÃO

A chamada segunda onda da Covid-19 vem impactando de forma expressiva a rede municipal de saúde de São Bernardo. Mesmo com a ampliação da capacidade de atendimento municipal, após a inauguração de dois hospitais permanentes voltados ao atendimento exclusivo de pacientes acometidos pelo Coronavírus – caso do HU e do Novo Hospital Anchieta – o município registrou, dia 14 de março, taxa de ocupação de 99% dos leitos de UTI. Com a abertura dos 19 novos leitos de UTI, no dia seguinte o índice de ocupação baixou para 84%.

São Bernardo conta ainda com 336 leitos de enfermaria para atendimento de vítimas da Covid-19. Neste caso, a taxa de ocupação atual é de 80%.

No total, a rede de Saúde de São Bernardo dispõe de cinco equipamentos para atendimento de vítimas da Covid-19, sendo eles o Hospital de Urgência, Hospital de Clínicas, Novo Hospital Anchieta, Hospital Pronto Socorro Central (HPSC) e Hospital Municipal Universitário (HMU).