São Bernardo entrega 1ª etapa do Hospital da Mulher

Publicado em: 20/10/2022

Novas instalações do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) passaram a funcionar dia 17/10 no andar térreo do equipamento

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Em mais uma demonstração de que a saúde é prioridade na cidade, o prefeito Orlando Morando entregou, dia 17 de outubro, a primeira fase do Hospital da Mulher de São Bernardo, com a inauguração das novas instalações do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) no andar térreo no equipamento. A cerimônia foi acompanhada pela primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, pelo vice-prefeito e deputado federal eleito, Marcelo Lima, e pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

“Estamos entregando esta primeira etapa com muita responsabilidade, o que só foi possível pela parceria com o Governo do Estado, por meio da atuação da Carla na Assembleia Legislativa, que garantiu o envio de emenda parlamentar para a nossa cidade. O nome disso é humanização, com estrutura de ponta para atendimento exclusivo às mulheres da nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

A partir de agora, todos os serviços prestados pelo Caism, como consultas, exames e outros procedimentos voltados à saúde da mulher passam a ser executados com ainda mais conforto e melhor localização, na região central do município – entre a Rua Dom Luis, 201, e a Alameda Princesa Isabel, 41. “A entrega ocorre no Outubro Rosa, voltado à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, doenças que serão tratadas e prevenidas neste novo equipamento”, completou o chefe do Executivo.

SERVIÇOS OFERTADOS

As consultas ofertadas pelo novo CAISM, como mastologia, oncoginecologia, patologia cervical, patologia ovariana, patologia benigna do útero, uroginecologia, menopausa e infertilidade, atendimentos de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, entre outras, permanecem sendo agendadas e encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, no primeiro dia de funcionamento, cerca de 280 pacientes já foram atendidas na nova unidade.

“O diferencial deste novo equipamento será a humanização no atendimento. Com um local mais adequado para recebermos nossas pacientes e com uma equipe altamente capacitada para atender a todas as patologias de saúde da mulher”, reforçou Reple.

ESTRUTURA

O novo CAISM possui 20 consultórios, quatro salas de ultrassonografia, duas salas de serviço social, três salas de fisioterapia, cartório, uma sala de procedimentos, uma sala de procedimentos ambulatoriais, sala de cardiotocografia, entre outras instalações novas e modernas. As demais instalações do Hospital da Mulher serão entregues à população até o final deste ano.