São Bernardo entrega Hospital de Clínicas

Publicado em: 12/12/2013

Presidenta Dilma Rousseff prestigiará inauguração da maior unidade hospitalar municipal do Grande ABC. Gerido pela FUABC, equipamento terá 293 leitos e capacidade para até 1,5 mil cirurgias mensais

O presente de Natal chegará mais cedo em 2013 para a população de São Bernardo. Neste 13 de dezembro, às 11h, Prefeitura e Fundação do ABC entregam o Hospital de Clínicas Municipal José Alencar – maior unidade municipal de toda região do ABC com 293 leitos e capacidade para até 10 mil consultas e 1,5 mil cirurgias mensais. A inauguração da primeira de três etapas do equipamento de saúde contará com prestígio da presidenta Dilma Rousseff.

Nesta primeira fase o HC funcionará com 70 leitos – sendo 60 de internação e 10 terapia intensiva, além de 6 salas cirúrgicas. Inicialmente serão realizados procedimentos de neurocirurgia, traumatologia e ortopedia. A segunda fase será iniciada em 2014 e a terceira deve estar concluída até 2015.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Arthur Chioro, o Hospital de Clínicas não é mais um hospital na rede de saúde de São Bernardo. É uma unidade estratégica, que marcará a reorganização do sistema municipal. “Com a abertura do HC, o Hospital Anchieta progressivamente se transformará em hospital do câncer e já em 2014 iniciaremos a construção de unidade de radioterapia anexa. Outra novidade será o HMU, que focará o atendimento às gestantes e recém-nascidos, atuando como hospital da mulher. Também no próximo ano está previsto o início da construção de um novo hospital de urgência e emergência, que será ao lado do atual Pronto-Socorro Central”, detalha Chioro.

O presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, declarou sentir-se honrado por estar à frente da instituição num “momento histórico”, na inauguração do “maior equipamento de saúde do ABCD”. “Buscaremos oferecer excelência no campo da assistência, conforto aos usuários e condições adequadas de trabalho ao corpo clínico e a todos os colaboradores. Tenho certeza de que a conexão permanente entre ciência e sensibilidade colocarão o Hospital de Clínicas em posição de destaque, referência na prestação de serviços de saúde, no trabalho com foco na resolutividade e, principalmente, no cuidado mais próximo do doente e de seus familiares”, vislumbra o presidente da FUABC.

Estrutura de ponta
O Hospital de Clínicas de São Bernardo terá total de 293 leitos, sendo 197 de internação e 96 leitos complementares (60 de UTI, sendo 20 pediátricos e 40 adultos, 29 de recuperação anestésica e sete de hospital-dia). O edifício reúne três blocos e 11 pavimentos, além de ambulatório, Hospital-Dia e Terapia Renal Substitutiva para procedimentos de hemodiálise.

Erguido em área de 18 mil metros quadrados no Bairro Alvarenga, o HC será uma das unidades mais modernas do Brasil e terá capacidade para atender as principais demandas de saúde em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, hemodiálise, medicina nuclear, especialidades clínicas e pediátricas, além de transplantes de órgãos – como rins e córnea – e cirurgias ortopédicas de grande porte.