São Bernardo inclui consultas farmacêuticas na rede de Atenção Básica

Publicado em: 22/03/2019

Iniciativa visa solucionar dúvidas e incentivar consumo consciente de medicamentos; projeto piloto resultou na diminuição de 25% no consumo de remédios

 

Projeto vale para as 34 UBSs da cidade – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em mais uma ação para aprimorar os serviços de Saúde no município, a Prefeitura de São Bernardo anunciou um novo programa destinado à rede de Atenção Básica: a inclusão de consultas com farmacêuticos de forma integrada, contínua e segura ao tratamento indicado para cada paciente em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O serviço de clínica farmacêutica teve como ponto de partida um projeto-piloto realizado na UBS União, por três meses. Durante o período de análise, cerca de 550 pacientes foram atendidos com serviços de orientação e consumo consciente, o que resultou na diminuição de 25% no consumo de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios.

Além de educar o paciente sobre a forma correta de utilizar o medicamento, o novo serviço também visa aproximar os usuários das unidades de saúde, tornando o tratamento mais eficaz. “Trata-se de um canal importante para os usuários. Muitos têm dúvidas como aplicação de remédios e até mesmo sobre benefícios”, disse o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Secretário de Saúde no município e médico, Dr. Geraldo Reple foi o autor do plano. “Temos em nossa rede pessoas com dores e doenças crônicas que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Com este serviço, podemos entrar em contato com as pessoas e acompanhar se o tratamento está sendo realizado conforme a prescrição médica”, explicou.

HUMANIZAÇÃO

Em um consultório instalado dentro do estoque de medicamentos, o farmacêutico Daniel de Carvalho Bazoli atende cuidadosamente aos pacientes. O profissional faz busca ativa na unidade e questiona as pessoas sobre possíveis dúvidas. As consultas também podem ser solicitadas pela equipe multiprofissional. Mas, se houver necessidade, ele também busca os usuários na saída dos consultórios médicos.

“Muitas vezes os pacientes saem do consultório com muitas informações e não conseguem prestar atenção no tratamento. Por isso, nosso trabalho é de extrema importância. Com exemplos e muita paciência conseguimos direcionar os doentes sobre os medicamentos e seus problemas de saúde. Um medicamento tomado de forma apropriada torna o tratamento muito mais eficaz”, explicou o farmacêutico.

ACEITAÇÃO

A dona de casa Eva Aparecida Alves, 47 anos, e moradora do Jardim Laura há dez anos, foi uma das primeiras pacientes a aderir a consulta com o farmacêutico. A usuária alega que, antes da iniciativa, tomava vários tipos de medicamentos sem controle. “Antes eu tinha uma dor de cabeça e tomava qualquer remédio. Hoje, eu tenho conhecimento. O farmacêutico me explicou direitinho o que eu posso ou não tomar e quais são os medicamentos que não influenciam no meu tratamento de rim. Me sinto mais segura e protegida com a minha saúde. O atendimento é dez”, elogiou.