São Bernardo oferta tratamento gratuito no combate à hanseníase

Publicado em: 24/01/2020

Ação corresponde à campanha Janeiro Roxo; pacientes são acompanhados na Policlínica Centro, com serviço de orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso (Gabriel Inamine/PMSBC)

Durante todo o mês, em ação da campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de São Bernardo oferta diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402 – Baeta Neves), grupos de conversa na sala de espera para alertar sobre a hanseníase, bem como divulgar o programa permanente de combate à doença, que disponibiliza orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso aos pacientes.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria, curável e pouco contagiosa, porém, exige atenção no tratamento.

“Embora seja uma doença basicamente cutânea, pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos. O período de incubação pode durar de 6 meses a 6 anos. Por isso, quanto antes diagnosticar e começar a tratar, melhor para o paciente”, alertou Dr. Geraldo.

Ainda em janeiro, dias 24 e 27, a equipe do Programa de Combate a Hanseníase realiza ação de diagnóstico precoce da doença, no Poupatempo e Policlínica Centro.

TRATAMENTO

Atualmente, 97 pacientes estão em acompanhamento no Programa da Policlínica Centro. Para o tratamento, o paciente pode ser encaminhado por uma unidade da rede de Saúde pública ou privada, ou ainda procurar espontaneamente o serviço.