São Bernardo promove 1º Simpósio de Atualização em Saúde Mental

Publicado em: 07/12/2018

Palestras de capacitação foram destinadas aos funcionários da rede municipal de Saúde

 

Evento reuniu profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Unidades Básicas e Saúde (UBSs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Capacitar os funcionários e oferecer um melhor atendimento aos usuários da Saúde Mental de São Bernardo. Esse foi o principal objetivo do “1º Simpósio de Atualização em Saúde Mental”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. O evento ocorreu dias 6 e 7 de dezembro, no auditório do Hotel Pampas.

Com o espaço lotado pelos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Unidades Básicas e Saúde (UBSs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, deu início ao evento acompanhado da Diretora de Atenção Especializada, Maria de Fátima Sanchez, da coordenadora médica da rede de Saúde Mental, Cintia de Azevedo, e da coordenadora técnica Deise Kuroiwa.

“É uma honra abrir um evento como este. Este simpósio demonstra o quanto a atual Administração está empenhada em transformar a Saúde desta cidade. Estamos capacitando os nossos funcionários e oferecendo oportunidades para adquirir novos conhecimentos. Assim, iremos transmitir aos nossos pacientes, cada vez mais, um atendimento de qualidade”, disse Reple.

Ao longo dos dois dias de evento, palestras e rodas de conversa foram realizadas com médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais.

ESTRUTURA E INVESTIMENTOS

Dr. Geraldo Reple e Deise Kuroiwa

São Bernardo conta com ampla rede de Saúde Mental, composta por nove Centros de Atenção Psicossocial, oito Residências Terapêuticas, uma Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico, um Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte) e o programa “Remando Pela Vida”. Por mês são realizados, em média, 16 mil atendimentos.

Ao todo, a cidade conta 460 profissionais, sendo 32 psiquiatras e 17 psicólogos, além de terapeutas ocupacionais, monitores de oficina terapêutica, acompanhantes terapêuticos, assistentes sociais, entre outros. Além disso, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde possuem atendimentos psicológicos e psiquiátricos, através de matriciamento realizado por médicos generalistas.

Durante o simpósio, os palestrantes e o responsável pela Pasta de Saúde foram homenageados com uma escultura produzida pelos pacientes do Núcleo de Trabalho e Arte da cidade.