São Bernardo promove conscientização sobre diabetes

Publicado em: 21/11/2018

Cidade tem cerca de 25 mil diabéticos e 9 mil pacientes dependentes de insulina

 

Atendimento ocorreu na Policlínica Centro

A Prefeitura de São Bernardo, em ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes – celebrado dia 14 de novembro – promoveu ação de conscientização sobre prevenção da doença em atividade organizada na Policlínica Centro. Foram realizadas rodas de conversa e palestras educativas com enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e fisioterapeutas.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, São Bernardo possui 25 mil pacientes diabéticos, sendo 9 mil insulinodependentes e 16 mil que retiram medicamentos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para controle da doença. Porém, como se trata de uma enfermidade silenciosa, grande parte da população possui o distúrbio e desconhece os sintomas.

“A diabetes é uma doença crônica, silenciosa e que não tem cura. Se não for controlada pode ocasionar diversos problemas, como distúrbios cardíacos e renais, além de problemas de cicatrização”, disse o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

CUIDADO CONSTANTE

Uma das formas de prevenir o diabetes está associada à prática de exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis. O município oferece nas 34 UBSs o programa “De Bem com a Vida”. Neste projeto, os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros. Os pacientes são envolvidos em terapias com ritmo, dança, rodas de conversa, jogos, alongamentos, dança circular e massagem.