São Bernardo promove mutirões para exames de ultrassom e mamografia até dezembro

Publicado em: 09/10/2018

Atendimentos têm início nas Policlínicas Centro e Alvarenga e vão perdurar até dezembro; cerca de 9.100 procedimentos serão efetuados

 

O prefeito Orlando Morando participou do lançamento da ação acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, na Policlínica Centro

Em ação que corresponde ao programa Saúde Prioridade, a Prefeitura de São Bernardo deu início, em 6 de outubro, a mutirões de exames de ultrassonografia e mamografia. Ao todo, 9.100 procedimentos serão realizados aos fins de semana, das 7h às 17h, nas Policlínicas Centro e Alvarenga, até o dia 8 de dezembro. O procedimento inclui feriados.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, participou do lançamento da ação acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, na Policlínica Centro. “Esta ação faz parte de um planejamento do município em não permitir que filas de espera sejam formadas. Trocamos a empresa que realizava os exames de imagem e isso acabou prejudicando o atendimento. Com as ações aos fins de semana, atenderemos a todos os pacientes”, explicou Morando.

Os pacientes que irão participar dos mutirões foram acionados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou pela Central de Regulação da cidade. No primeiro sábado, foram realizados 160 exames na Policlínica Centro. Nos demais fins de semana, serão 700 vagas disponibilizadas por dia nas duas unidades.

O responsável pela pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple, ressaltou que a cidade está oferecendo à população mais oportunidades de manter a saúde em dia. “São Bernardo possui uma taxa muito alta de absenteísmo. Vários pacientes faltam no dia dos exames e deixam de realizar o procedimento. Com as agendas funcionando aos sábados e domingos, tenho certeza que muitos irão aderir ao mutirão”, disse Reple.

DIFERENCIAL

Durante a ação, exames de mamografia serão ofertados às mulheres de 50 a 69 anos, que ainda não realizaram o procedimento este ano. A ideia é conscientizar as pacientes sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A aposentada Maria de Fátima Souza, 53 anos, aprovou e aproveitou a oportunidade. Ela foi até a unidade para realizar um ultrassom no braço direito, mas também foi submetida à mamografia. “Confesso que estava enrolando para ir ao médico e fazer a mamografia. Mas, fui pega de surpresa e já realizei o exame. Muito boa a iniciativa”, comentou Maria de Fátima.

OUTUBRO ROSA

O prefeito Orlando Morando também confirmou a participação do município na campanha do Outubro Rosa. As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão funcionar dia 20 de outubro (sábado), para atender, exclusivamente, as mulheres. Serão realizados exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. O atendimento será das 8h às 17h e para participar basta apresentar documento com foto e carteirinha da UBS.