São Bernardo promove semana de proteção e cuidado à Saúde da Mulher

Publicado em: 09/03/2018

Na semana do Dia Internacional da Mulher, as 34 Unidades Básicas de Saúde ofertam coletas de Papanicolau e exames preventivos de câncer de mama

 

O prefeito Orlando Morando esteve na UBS Leblon e conversou com pacientes e médicas da unidade

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Bernardo promove, entre 5 e 9 de março, a Semana da Mulher. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem coletas de Papanicolau, consultas ginecológicas e exames preventivos de câncer de mama, sem necessidade de agendamento prévio.

Uma equipe multiprofissional, composta por médicos ginecologias, enfermeiras e técnicos/auxiliares de enfermagem foi selecionada para atender exclusivamente ao público feminino.

O prefeito Orlando Morando esteve na UBS Leblon, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e conversou com pacientes e médicas da unidade.

“Abrimos todas as unidades de saúde para as mulheres. A prevenção é sempre o melhor tratamento. Ano passado, realizamos 7.200 exames de Papanicolau. Este ano queremos ampliar ainda mais o número de atendimentos. Escolhemos homenagear as mulheres, oferecendo um serviço de saúde com respeito e eficiência”, disse Morando.

A dona de casa, Maria Lucia, 52 anos, fez questão de participar da ação logo no primeiro dia. “Essa é a segunda vez que participo dessa campanha. É muito importante estarmos atentos ao nosso corpo. Nós mulheres precisamos fazer os exames preventivos todos os anos. Eles podem salvar nossa vida”.

Também dona de casa, Deborah Castilho, 53 anos, destacou os serviços do setor no município. “Sou moradora do bairro e frequento a UBS Leblon, mas já fui atendida em quase todos os postos do município. Sempre sou muito bem atendida e posso afirmar que a saúde está melhorando e muito”, apontou Deborah.

As pacientes que apresentarem alterações nos exames serão indicadas para realizar tratamento no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).