São Bernardo protege gestantes contra a dengue

Publicado em: 13/04/2018

Agentes de endemia farão bloqueios em raio de até 500 metros próximos às residências das futuras mamães

 

Prefeito Orlando Morando fez anúncio do novo programa no HMU – Hospital Municipal Universitário (Foto: Gabriel Inamine/PMSBC)

Com olhar específico para proteger gestantes e seus futuros bebês, a Prefeitura de São Bernardo lançou o programa “São Bernardo Contra a Dengue – Cuidado especial com as Gestantes”. O prefeito Orlando Morando fez o anúncio ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, no anfiteatro do Hospital Municipal Universitário (HMU). Segundo o secretário, atualmente cerca de 3 mil gestantes fazem pré-natal no município.

Uma operação foi montada pela Secretaria de Saúde para atuar de maneira preventiva na saúde das futuras mamães contra o mosquito Aedes aegypti. A partir de agora, essas mulheres devem notificar a gestação logo nos primeiros meses, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Elas receberão uma visita dos Agentes de Controle de Endemias, que realizarão vistorias em suas casas e nos bairros em que moram para localizar e eliminar os focos do mosquito.

O prefeito explicou que se trata de um projeto inovador e focado na qualidade de vida das gestantes e bebês. “Montamos um protocolo eficiente. Faremos um bloqueio de um raio de 500 metros da casa e do trabalho dessas mulheres. Nosso principal objetivo é impedir que essas futuras mamães tenham qualquer contato com o Zika vírus”, disse Morando.

O anúncio ocorreu em meio a uma série de ações que a Prefeitura fez direcionadas às mulheres no decorrer do mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher.