São Bernardo reduz pela metade a fila de espera por exames e consultas

Publicado em: 24/04/2017

Prefeito Orlando Morando estima que demanda será zerada antes do prazo estipulado de 120 dias

Em 20 dias exatos após a sua instituição, o “Programa Saúde Prioridade” da Prefeitura de São Bernardo garantiu o atendimento de 35 mil pessoas que aguardavam por consultas e exames no município. O número representa exatamente a metade da demanda, até então, da cidade.

Em apresentação aos números, no dia 20/04, o prefeito Orlando Morando, o secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple, e a coordenadora do projeto “Saúde Prioridade”, Amanda Tavares, atribuíram o sucesso da ação ao compromisso da nova gestão em priorizar e oferecer um serviço de qualidade a todos os munícipes de São Bernardo.

“Demos prazo de até 120 dias para encerrar toda a demanda que herdamos da antiga gestão. Em 20 dias, nós já conseguimos atender metade dessas pessoas, que estavam esperando para fazer um exame ou receber atendimento médico. Estou muito realizado e tenho certeza que antes do prazo vamos finalizar essas filas. E, o mais importante, não vamos permitir que outras filas sejam formadas na minha gestão”, explicou Morando.

No dia do anúncio do balanço o chefe do Executivo ainda visitou o Hospital de Clínicas e entregou o exame número 15 mil a Dona Iraci Silva Matos. A paciente de 60 anos foi chamada até o hospital para fazer uma tomografia na coluna. Ela aguardava na fila de espera há quatro meses e agradeceu ao prefeito pelo trabalho em andamento na Saúde do município. “Estava sentindo fortes dores na coluna e no joelho. Fiquei surpresa quando um agente de saúde foi até a minha casa entregar um protocolo de agendamento. Cheguei no hospital e fui muito bem atendida, devo um agradecimento especial ao prefeito”, disse a paciente.

Entre as consultas, os maiores números de pacientes atendidos foram nas especialidades de Reumatologia, Cirurgia Vascular e Cardiologia. Antes do projeto ser lançado, a fila de espera por consulta com reumatologista era de 2.083 pessoas. Hoje, a fila está zerada. Na área de Cirurgia Vascular, a fila anteriormente era de 3.876 e atualmente é de 1.878 de demandas. Já a espera por consulta com cardiologista foi reduzida de 2.850 pacientes para 2.137. Entre os exames de maior complexidade e que foram realizados estão: tomografia, ressonância, ultrassonografia e mamografia.

O “Saúde Prioridade” foi lançado no dia 30/03 com objetivo exclusivo de zerar pendências nos atendimentos. O município herdou uma fila de espera com 70 mil demandas reprimidas (49.575 consultas e 21.051 exames). Para isso, a agenda de alguns médicos foi reajustada, o que permitiu a ampliação das ofertas por consultas, sem qualquer aumento de custos à Administração.

Também foram firmadas parcerias com a Santa Casa de Misericórdia, com a Associação Paulista de Medicina e com as Clínicas DunaCor e FluxoSS. Essas instituições estão oferecendo atendimento gratuito a todos os munícipes de São Bernardo em horário normal (8h às 19h).