São Bernardo reorganiza leitos hospitalares na rede municipal

Publicado em: 07/04/2022

Com queda nos índices da pandemia, município reduz leitos destinados à doença e reforça atendimento nas demais patologias

 

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo contabilizou, nesta semana, oito dias sem novas internações por Covid-19 na rede municipal. Com a pandemia sob controle, o município passa agora por nova redução de leitos destinados à doença para ampliação dos demais serviços de saúde. Em ato simbólico, o prefeito Orlando Morando esteve em 5 de abril no Hospital Anchieta para agradecer a todos os profissionais de saúde pela dedicação ao longo da pandemia. Neste mesmo dia, há 2 anos, o chefe do Executivo recebia alta hospitalar depois de ter contraído a Covid-19.

“Na nossa rede municipal foram mais de 12 mil internações e 9.426 altas. Por ser uma doença desconhecida e ainda sem tratamento, tivemos perdas, pelas quais me solidarizo com todos os familiares. Porém, ao longo desses dois anos, nunca houve falta de leitos ou de assistência hospitalar. Hoje, estamos com apenas quatro pacientes internados, sendo dois em enfermaria e dois em UTI. Nossos leitos seguem como um legado desta pandemia, agora destinados às outras patologias”, declarou.

A Secretaria de Saúde mantém estrutura destinada ao tratamento da doença em sua rede municipal, com disponibilidade de cinco leitos de enfermaria e cinco leitos de UTI, no Hospital Anchieta.

COMPARATIVO

Em 31 de março de 2021, 95% dos leitos destinados à Covid-19 estavam ocupados no município, com total de 479 pacientes internados. Um ano depois (31 de março de 2022), o índice caiu para 2% de leitos ocupados, com apenas quatro pacientes internados.

VACINAÇÃO

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a vacinação teve papel importante no combate à pandemia e na redução de internações. “O cenário nestes dois anos oscilou bastante, mas observamos que assim que a vacinação começou a ser realizada e avançou para todas as faixas etárias, as internações e os casos graves foram reduzindo aos poucos, até contabilizarmos pela primeira vez na cidade oito dias sem nenhum novo caso de hospitalização”, completou.

Até o início de abril, a cidade aplicou 1.890.291 doses da vacina contra a Covid-19, o que representa cobertura vacinal de 96% da população adulta com as duas doses e de 74% com a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 61.721 já receberam a primeira dose e 31.467 ambas as doses, o que representa 87% e 44% de cobertura, respectivamente. Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para a primeira dose e de 90% para a segunda.