São Caetano amplia oferta de medicamentos

Publicado em: 11/09/2015

A sensibilidade e o olhar humano aos pacientes são características da rede municipal de Saúde de São Caetano. O compromisso do prefeito Paulo Pinheiro com a qualidade dos serviços prestados no setor já acumula resultados amplamente significativos. Um exemplo é a oferta de medicamentos disponíveis na Atenção Básica. São mais de 900 itens distribuídos gratuitamente à população.

As centenas de remédios garantem o tratamento em casos de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, entre outras dezenas de enfermidades. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na rede de farmácias populares.

“Como médico, sei que o paciente precisa ser tratado com terapias, remédios e, acima de tudo, respeito. Estamos acumulando conquistas importantes na Saúde, que é o maior desafio de um gestor público no Brasil”, ressalta Paulo Pinheiro.

A doação de 18 computadores de última geração pelo Ministério da Saúde, em agosto, possibilitou a modernização e ampliação do sistema de atendimento farmacêutico. Com isso, dentro da estratégia do Programa Fila Zero, o processo logístico nas UBSs ganhou ainda mais agilidade e eficiência.

São Caetano possui dois Centros de Distribuição de Medicamentos, um no Hospital São Caetano e outro pela Fundação do ABC, que abastecem as UBSs e as farmácias hospitalares. Com a doação dos equipamentos, a Saúde ganhou mais qualidade na entrega dos remédios e na informação aos pacientes.

Além da distribuição de medicamentos normalizada e dos estoques das UBSs abastecidos, a rede municipal de Saúde de São Caetano é a única da região sem déficit de profissionais. São 600 médicos, que integram o quadro completo de funcionários, fundamental para o rápido atendimento aos pacientes, seja para a realização de consultas, exames ou cirurgias.