São Caetano aprimora gestão de exames de imagem

Publicado em: 15/02/2019

Rede dispõe de software com tecnologia israelense, inédito no Brasil, que identifica anormalidades nos exames e prioriza laudos urgentes – Foto: Divulgação/PMSCS

A alta tecnologia nos serviços de diagnósticos por imagem já imprimem mais assertividade e precisão nos resultados dos exames realizados nas unidades de saúde da rede municipal de São Caetano. Em visita à sede da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), dia 12 de fevereiro, na Capital, representantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura tiveram acesso aos detalhes dos recursos de inteligência artificial que a empresa dispõe ao município e que já estão em uso na cidade.

“São inovações tecnológicas que trazem melhor desempenho na gestão das informações para otimizar a produtividade, auxiliar na tomada de decisões e na solução de problemas”, resume a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. “Temos à disposição um software com tecnologia israelense, inédito no Brasil, que identifica possíveis anormalidades nos exames e os priorizam para que sejam laudados com mais urgência. Dessa forma, podemos ter assertividade de mais de 99% no diagnóstico de patologias graves, o que pode ser classificado como grande aliado dos médicos radiologistas e importante recurso na acurácia dos laudos”, completa.

Com os recursos apresentados, o histórico dos exames dos pacientes pode ser acessado pela nuvem (imagens e laudos) de qualquer unidade da base da FIDI. Dessa forma, evita-se que o mesmo procedimento seja realizado repetidamente, sem necessidade, gerando economia e reduzindo a exposição do paciente à radiação, por exemplo.

Outro ponto de destaque diz respeito à educação continuada promovida aos profissionais (médicos ou técnicos) a fim de que aprimorem os conhecimentos e reduzam as possibilidades de erros. Com dispositivos exclusivos, a realização de exames em São Caetano pode ser acompanhada em tempo real da sede da FIDI, por especialista, que atua como segunda opinião no diagnóstico.

No ano de 2018, mais de 160 mil exames de imagem, como raio X, ultrassonografia, mamografia, tomografia, ressonância magnética e densitometria óssea foram realizados nas unidades de saúde de São Caetano.