Publicado em: 30/05/2019
São Caetano está perto de ter a sua Farmácia de Alto Custo. A unidade funcionará no 2º andar do Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), dentro da estratégia de descentralização de distribuição adotada pelo Governo do Estado.
A previsão é de que a Farmácia de Alto Custo comece a funcionar até o fim de julho. Atualmente, 4 mil pacientes da cidade têm de se deslocar até o Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, para retirar os remédios – a Prefeitura disponibiliza transporte gratuito por meio do Circular Saúde.
Reunião na semana passada com representantes do governo estadual começou a definir a operacionalização da unidade de São Caetano, o que foi referendado por unanimidade na noite do dia 27 de maio, durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde. A Farmácia de Alto Custo funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
“A Farmácia de Alto Custo já chegará com horário estendido, além da possibilidade de atendimento com hora marcada e de entrega domiciliar para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção”, ressalta a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, projetando aumento da demanda em virtude da maior proximidade e facilidade.
Os medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado atendem a dezenas de situações clínicas, como Alzheimer, Parkinson, endometriose, epilepsia, esclerose múltipla, esquizofrenia, transtorno bipolar e hepatite.
A descentralização da distribuição começou a ser discutida no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com o prefeito José Auricchio Júnior liderando a negociação. Neste ano, a reivindicação ganhou o apoio do deputado estadual Thiago Auricchio, que também articulou a instalação da unidade no município junto ao Palácio dos Bandeirantes.