São Caetano bate marca de 40 mil pacientes atendidos nos mutirões da Saúde

Publicado em: 23/09/2016

O Hospital São Caetano recebeu em 17 de setembro mais de 2.000 munícipes na 16ª edição do mutirão da Saúde do Programa Fila Zero – iniciativa da Secretaria de Saúde de São Caetano que tem por objetivo estabilizar as demandas reprimidas na rede pública e ampliar o acesso da população. Atuaram 35 médicos em 19 especialidades, com atendimentos espontâneos e pré-agendados, entre outros serviços. Com edições sempre no terceiro sábado de cada mês, o Fila Zero é referência nacional, batendo a marca de 40.000 pacientes atendidos.

Em setembro, 16ª edição do mutirão recebeu mais de 2.000 pacientes no Hospital São Caetano

Em setembro, 16ª edição do mutirão recebeu mais de 2.000 pacientes no Hospital São Caetano

Dentro do conceito “prioridade para quem é daqui”, as consultas sem marcação abrangeram Clínica Médica, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Odontologia (Unidade Móvel), Oftalmologia (Unidade Móvel), Ortopedia e Pequenas Cirurgias/Procedimentos. Já as pré-agendadas pela Central de Agendamento e Regulação foram em Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pré-operatório, Dermatologia, Endocrinologia, Hematologia, Hidroterapia, Nefrologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Reumatologia.

O 16º mutirão também contou com diversos outros serviços gratuitos à população, como Farmácia Municipal de Medicamentos, Ouvidoria da Saúde e transporte – inclusive para pessoas com deficiência.

PARCERIAS E EXAMES

Parceria com a Farmácia Nova Gerty, do Grupo Fazfarma, proporcionou aferição de pressão e teste de glicemia. Com o Laboratório Servier, dois médicos vasculares foram disponibilizados para atendimento em demanda espontânea, garantindo os remédios do primeiro mês do tratamento. Alunos da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) ainda trabalharam na Enfermagem e na Humanização +QAlegria.

O Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar (IBRAPH) também esteve presente no Fila Zero com o Projeto Suporte Básico de Vida / Programa Multiplicadores do Bem. Através da ação “4 passos que salvam vidas”, o público leigo pode aprender a atuar em situações de emergência, como de vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR) ou com obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Tais conhecimentos aumentam as possibilidades de sucesso, preservando a vida do paciente até a chegada da ambulância.