São Caetano divulga balanço dos atendimentos de emergência

Publicado em: 18/07/2014

O Hospital de Emergências Albert Sabin de São Caetano, porta de entrada da atenção emergencial no município, atendeu média de quase 900 pessoas por dia nos primeiros quatro meses deste ano. Foram 27.869 pacientes em janeiro; 25.787 em fevereiro; 22.031 em março; e 27.481 em abril. Do total, 44% das pessoas eram de São Caetano, 23% de outras cidades da região e 33% de municípios de São Paulo.

Os dados indicam grande procura do sistema de saúde sancaetanense por usuários de fora da cidade e foram apresentados em 28 de maio, por funcionários da Pasta, durante audiência pública na Câmara Municipal. O secretário de Saúde Mário Chekin explicou que muitos moradores de outros municípios reconhecem a Saúde em São Caetano como uma das melhores do Estado. “Somos obrigados a atender na Emergência pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira plena, independente do município em que residem. Isso é garantia constitucional”.

Também na audiência pública foram apresentados os números de atendimentos do Pronto-Socorro Infantil do Hospital Márcia Braido. Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, a unidade atende média de 300 crianças por dia, grande parte também de fora de São Caetano.

“Nestes primeiros quatro meses de 2014, entregamos à população aparelhos como tomógrafo e ultrassom, além de moderno Centro Cirúrgico Oftalmológico no Hospital de Olhos”, ressaltou Chekin, acrescentando: “Com raça e força de vontade, estamos atentos para melhorar constantemente a Saúde de São Caetano”.