Publicado em: 30/05/2025
Prestação de contas aconteceu na Câmara Municipal (foto: Eric Romero/PMSCS)
A rede municipal de Saúde de São Caetano do Sul realizou 2.113.038 consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos no 1º quadrimestre de 2025. Os números foram apresentados durante audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde, realizada na noite do dia 29 de maio, na Câmara Municipal.
A apresentação foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Dra. Adriana Berringer. Além da produção de serviços do setor, a médica detalhou o montante e a fonte dos recursos aplicados no período, com relatório de execução orçamentária; indicadores financeiros e a execução financeira; e auditorias realizadas sobre internações, prontuários e contratos, reforçando o compromisso com a boa gestão dos recursos, o controle interno e a transparência.
Os mais de 2 milhões de procedimentos foram prestados nas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nos 22 centros de especialidades, nos cinco hospitais e demais unidades da rede municipal.
Os procedimentos diagnósticos (exames como ultrassonografia, raio-X, tomografia e ressonância magnética, entre outros) totalizaram 1.176.394 no primeiro quadrimestre, representando pouco mais da metade do total de procedimentos realizados no período.
Procedimentos clínicos (consultas, tratamentos e terapias individualizadas) somaram 720.999. Ações de prevenção e promoção de Saúde (206.058), cirurgias ambulatoriais (5.184), internações (3.897) e fornecimento de órteses, próteses e materiais especiais (506) completam a relação.
Alguns destaques do setor no primeiro quadrimestre foram as ações da campanha Janeiro Branco (saúde mental), de vacinação (gripe, dengue, entre outras), a ampliação da oferta de exames de mamografia e Papanicolau, e o mutirão de cirurgias bariátricas.
Ao término da apresentação, Dra. Adriana Berringer esclareceu as dúvidas dos vereadores e do público, que participou presencialmente e também pela internet.