São Caetano é uma das cidades premiadas pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Publicado em: 01/11/2023

Com apoio da Fundação do ABC, a Secretaria de Saúde de São Caetano, por meio do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais e da Coordenadoria Municipal de Controle de Infecção, Qualidade e Segurança do Paciente, recebeu o Prêmio Luiza Matida, em cerimônia realizada no Espaço Hakka em São Paulo, em 25 de outubro, durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita. O município foi uma das 84 cidades do Estado premiadas pela eliminação.

A premiação refere-se à eliminação da transmissão vertical do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e o município foi reconhecido por não apresentar nenhum caso de transmissão do HIV para recém-nascido durante a gravidez ou amamentação.

“Esse prêmio é o reconhecimento pelo trabalho e empenho das equipes de saúde que atuam no pré-natal, maternidade, neonatologia e puericultura, além dos profissionais do Serviço de Vigilância Epidemiológica”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

O nome da premiação é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista, Luiza Harunari Matida. Falecida em 2014, ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da Sífilis no Estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) define a eliminação da transmissão vertical do HIV quando são alcançadas taxas de incidência menores que dois casos de HIV para cada 100 mães infectadas.

40 ANOS DO PROGRAMA IST/AIDS

Em comemoração aos 40 anos do Programa Estadual IST/Aids, a Secretaria de Estado de Saúde realizou em 26 de outubro o evento “Programa Estadual de IST/HIV/AIDS do Estado de São Paulo – Menos Discriminação, Mais Respeito”. O evento divulgou projetos com relatos de experiências em IST/HIV/Aids. São Caetano apresentou o trabalho implantado no município “Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis: Um Futuro Próximo e São Caetano do Sul”, com informações sobre o Programa de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis, que está em desenvolvimento contínuo e perene no município.