São Caetano entrega tablets para agentes comunitários de saúde

Publicado em: 13/12/2018

Agente de saúde recebe tablet do prefeito José Auricchio Júnior

A Prefeitura de São Caetano deu mais um importante passo para informatização do sistema das unidades de Saúde do município. Dia 4 de dezembro os 120 agentes comunitários de saúde receberam tablets que serão usados durante as visitas aos domicílios, referentes ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF). A cerimônia de entrega foi realizada no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Campus Barcelona).

“O equipamento trará mais produtividade, qualidade e celeridade ao trabalho dos agentes, além de ser uma ação sustentável, visto que não haverá mais utilização de papéis”, avaliou o prefeito José Auricchio Júnior. “Essa é uma das iniciativas que a Prefeitura implantou para valorizar o trabalho desses colaboradores, pois eles são os responsáveis pelo contato com a população, atuando de forma preventiva na saúde de nossa cidade”.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, os tablets facilitarão o desempenho das funções da equipe do ESF. “Este é um importante avanço que trará mais precisão às informações passadas aos sistemas da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde”, explicou. “Desta forma, será possível ter uma ação mais exata, numericamente e qualitativamente, e podemos melhorar os conteúdos necessários para gestão e planejamento”, disse.

Na ocasião, o gerente de Informática da Secretaria de Saúde, Jorge Barros, demonstrou as telas do aplicativo que os agentes utilizarão a partir de agora. “Os tablets já estão com o programa instalado e neles estão os dados das famílias, histórico das visitas e os questionários utilizados pelos agentes. As informações são acessadas somente pelo agente proprietário do equipamento, o que garante a segurança do conteúdo”.

No formato atual, os colaboradores do ESF destinam parte da jornada para realizar a digitação dos dados coletados. Agora, por meio de sincronização, a transmissão é mais rápida e as informações estarão integradas ao prontuário eletrônico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, futuramente, dos hospitais da cidade. As UBSs Angelo Antenor Zambom (Bairro Boa Vista), João L. P. Bonaparte (Bairro Santa Paula) e Nair Spina Benedicts (Bairro Oswaldo Cruz), além da Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amábile Moreto Furlan (Usca), já dispõem do prontuário eletrônico em funcionamento.