São Caetano fará mutirão de cirurgias de câncer de mama

Publicado em: 18/03/2022

Em parceria com a equipe de Mastologia do Centro Universitário FMABC, cidade precisou duplicar número de cirurgias mensais em função do aumento de casos

 

Ao todo, participarão da ação 10 médicos mastologistas, além de equipes de anestesia, enfermagem e de apoio – Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano programou para a próxima semana um mutirão de cirurgias de câncer de mama. Ao todo serão 10 procedimentos nos dias 21, 22 e 23 de março, em três salas exclusivas do Centro Cirúrgico do Hospital Maria Braido. Os atendimentos ocorrerão em parceria com a disciplina de Mastologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e o objetivo da ação é atender à demanda crescente de casos diagnosticados na cidade – realidade enfrentada em todo o País em função da falta de acompanhamento de rotina durante a pandemia.

De acordo com o professor de Mastologia da FMABC e responsável pelo mutirão, Dr. Paulo Roberto Pirozzi, algumas pacientes chegam ao consultório com a última mamografia feita no final de 2018 ou em 2019. “Estamos enfrentado uma situação preocupante de aumento de diagnósticos de câncer de mama. Infelizmente, muitas pacientes deixaram de realizar a mamografia nos últimos anos, especialmente em 2020 e 2021, e agora temos observado um aumento substancial do número de casos positivos e que necessitam de cirurgia”, informa o médico.

Ao todo serão 10 médicos mastologistas envolvidos no mutirão, sem contar as equipes de anestesia, enfermagem e de apoio. Entre os procedimentos agendados estão cirurgias conservadoras com e sem necessidade de reconstrução mamária, assim como mastectomias e procedimentos com reconstrução imediata e prótese de silicone.

REFERÊNCIA

São Caetano é pioneira no campo da prevenção e tratamento do câncer de mama, contando com unidade modelo exclusiva para essa finalidade. Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a disciplina de Mastologia da FMABC, o Ambulatório de Alta Resolutividade contra o Câncer de Mama abriu as portas em março de 2017 e é referência para consultas, exames, cirurgias e tratamentos especializados.

Considerado um dos mais eficientes serviços do País, o local realizava até 2019 média de 6 cirurgias de câncer de mama por mês, com apenas 20 dias entre o diagnóstico da doença e a realização do procedimento cirúrgico. Neste 2022, a equipe já está fazendo 12 cirurgias por mês – ou seja, o dobro. Mesmo assim, a realização de um mutirão foi avaliada como necessária diante do aumento expressivo de casos.

“Temos um serviço que é referência nacional, que preza pela qualidade e humanização, com resolutividade e agilidade para as pacientes. Estamos nos movimentando justamente para manter essa qualidade. Já dobramos o número de cirurgias mensais e agora faremos mais 10 procedimentos via mutirão. Não mediremos esforços para seguir atendendo com excelência as munícipes de São Caetano”, garante Dr. Paulo Pirozzi.

PREVENÇÃO

Todas as pacientes que estiverem com exames ou acompanhamento de rotina em atraso devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência para receber as orientações necessárias e iniciar o quanto antes as ações preventivas.