São Caetano faz mutirão odontológico e lança central única de agendamento

Publicado em: 09/02/2018

Ações visam otimizar distribuição dos atendimentos, melhorar logística e zerar a fila de espera

Visando à diminuição e organização das filas de Odontologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura de São Caetano organizou em 3 de fevereiro mutirão no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Foram convocados cerca de 500 pacientes que estavam inscritos nas UBSs, à espera de atendimento. Além disso, a partir de 19 de fevereiro começará a funcionar a Central Única de Agendamento Odontológico, que garantirá maior agilidade na marcação de consultas. Os pacientes continuarão fazendo a inscrição na UBS mais próxima de casa, mas o agendamento será feito a partir da nova central única, que oferecerá o local com o atendimento mais rápido.

“Realizamos levantamento em todas as UBSs nos bairros e identificamos cerca de 3.800 pessoas aguardando atendimento. Como a agenda não era unificada, muitas vezes um paciente aguardava por vaga em uma unidade, enquanto outra UBS poderia atendê-lo de imediato. A partir de agora, com a Central Única de Agendamento Odontológico, vamos otimizar as vagas, agilizar o atendimento e acabar com a fila, começando pelos 500 pacientes chamados para o mutirão”, explica a diretora de Saúde de São Caetano e vice-presidente da Fundação do ABC, Dra. Adriana Berringer Stephan.

Durante o mutirão, os pacientes passaram por triagem e procedimentos simples já foram resolvidos na hora, como obturações e limpeza, por exemplo. Casos mais complexos já saíram com agendamento para início do tratamento. “A central única vai dar mais dinamismo aos atendimentos, pois o sistema centralizará toda a Odontologia da cidade”, ressalta a coordenadora técnica do Centro de Especialidades Odontológicas, Dra. Ingrid Calmona. Além da melhora logística, a Prefeitura também está ampliando a capacidade de atendimento. “Abrimos um novo turno no CEO, das 17h às 21h30, com a contratação de mais seis dentistas”, informa a Dra. Adriana Stephan.

Moradora do Bairro Mauá, Ana Maria Nogueira também participou do mutirão

O prefeito José Auricchio Jr. e a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, acompanharam de perto o mutirão e conversaram com pacientes que aguardavam atendimento. Foi o caso de Jaildre Pereira Bastos, do Bairro Fundação, que fez questão de agradecer ao chefe do Executivo. “Nunca tinha vindo aqui no centro odontológico. A doutora me ligou para eu vir, porque teria o mutirão. O atendimento foi ótimo e estou muito satisfeito. Fiz uma obturação e a agora vão me ligar para eu retornar e colocar uma prótese”.

Moradora do Bairro Mauá, Ana Maria Silva Nogueira também participou do mutirão e aprovou a iniciativa. “Fiquei muito feliz quando me chamaram. Já estava há dois anos esperando, e o problema vai piorando. O atendimento hoje foi maravilhoso. Fizeram limpeza e nessa semana mesmo já devo fazer canal”, detalhou a munícipe.