São Caetano inicia implantação do prontuário eletrônico

Publicado em: 17/08/2018

Sistema será instalado em todos serviços de Saúde do município; UBS do bairro Boa Vista foi a primeira a receber a tecnologia

 

Prefeito José Auricchio Júnior visitou unidade no primeiro dia de funcionamento do sistema

Integração, agilidade e modernidade. Essas são as inovações implantadas pela Prefeitura de São Caetano para aprimorar a qualidade na prestação de serviço à população na área da Saúde. Em mais uma recente iniciativa, dia 16 de agosto foi realizado o ato inaugural do prontuário eletrônico, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ângelo Antenor Zambom, no bairro Boa Vista.

Com o novo programa, os dados dos pacientes estarão armazenados, de forma segura e confidencial, e poderão ser acessados de todas as unidades pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud). “As informações estarão integradas por meio de uma rede de informática e, seja em UBS, centros de especialidades ou hospitais, os profissionais poderão verificar o histórico dos usuários do sistema de saúde municipal”, explica o prefeito José Auricchio Júnior. “A inovação é um ganho na economia de tempo e de recursos, além de trazer celeridade na marcação e realização de consultas, exames e na dispensação farmacêutica”, complementa. A implantação iniciou neste ano.

A ferramenta foi testada na prática pelo chefe do Executivo, que é médico. “Não tem segredo. São comandos simples, acessíveis, práticos e eficientes”, avaliou Auricchio. Todos os funcionários da UBS já foram capacitados e estão aptos para operar o sistema.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, nas próximas semanas o sistema será implantado nas UBSs João L.P. Bonaparte, no bairro Santa Paula, e Nair Spina Benedictis, no bairro Oswaldo Cruz, além do Hospital de Olhos e Centro de Oncologia. “Algumas unidades passarão por reforma e já serão contempladas com a infraestrutura necessária para receber os equipamentos”, completa. A expectativa é de que, até 2019, a rede esteja 100% implantada no município. O investimento é de R$ 2,9 milhões por ano.

SAÚDE 4.0

A implantação integra o Programa Saúde 4.0, que conta, ainda, com o Portal Saúde 24 Horas, o Guia de Medicamentos e o recém-inaugurado Centro de Distribuição e Logística Dr. Nicolao Constantino, no bairro Prosperidade.  

INTEGRAÇÃO

No Prontuário Eletrônico serão relatados procedimentos como consultas, exames, internações e medicamentos consumidos pelo paciente, permitindo, inclusive, o rastreamento dos remédios dispensados. Será possível, ainda, ter acesso aos resultados de exames laboratoriais e de imagem realizados na rede municipal.

Como principais vantagens estão a rapidez na recuperação de dados; agilidade de diagnósticos e tomada de decisão; segurança de informação; confidencialidade, uma vez que apenas usuários liberados podem ter acesso monitorado; e a eliminação de eventuais erros de transcrição ou legibilidade. Informações de datas anteriores serão, gradativamente, digitalizadas e inseridas no programa.

MORADOR

A Secretaria de Saúde reitera que todos os pacientes devem manter os dados pessoais atualizados para garantir a eficiência do programa. Em caso de dúvida, a orientação é procurar o setor do CidCard, no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), para realizar eventuais correções e alterações.